projetos de casas sustentáveis no Brasil

Os projetos de casas sustentáveis no Brasil vem se tornando cada vez mais conhecidas pelo fato do tema sustentabilidade estar muito em pauta nas discussões em salões de casa e construção.

Trata-se de um dos conceitos de sustentabilidade mais inovadores quando falamos em novas formas de construir e reformar, sem agredir o meio ambiente e aproveitar melhor os recursos que estão à disposição, trazendo mais eficiência e economia para a casa, além de preservar o meio ambiente.

Essa é uma tendência que tem chamado a atenção de arquitetos, engenheiros civis e outros projetistas ao redor do mundo. 

Como funciona?

Os principais fundamentos da casa sustentável é o respeito ao meio ambiente, economia e eficiência dentro de casa. 

Atualmente já se encontram alguns desses projetos de casa sustentável no Brasil, até mesmo em áreas urbanas, com a intenção de aumentar a consciência sobre arquitetura sustentável. 

Essa solução tem uma estética também que contrapõe com o cinza das grandes cidades marcadas por edificações que trazem um ar carregado à cidade. As casas sustentáveis, portanto, trazem mais beleza e leveza aos ambientes.

Quando surgiu?

Especialistas acreditam que esse conceito tenha ganhado mais força no século XXI com a frequente discussão sobre os impactos negativos causados pelo aquecimento global. 

Com essa preocupação, começou-se a pensar em algumas alternativas que utilizem recursos naturais para atenuar ou desacelerar os fenômenos.

Na Europa e também nos Estados Unidos esse conceito já é mais utilizado na prática, mas no Brasil existem alguns projetos desse tipo que se destacam e vêm inspirando novos arquitetos. 

Devido ao fato do Brasil possuir abundância de recursos naturais e com a propagação da construção de moradias populares, esse conceito passou a ser mais empregado. 

Características principais

Existem algumas características que fazem com que uma casa seja considerada sustentável, algumas delas são:

Localização

A localização deve ser muito bem escolhida e pensada, uma vez que deve ficar a uma certa distância de áreas preservadas para não gerar impactos negativos.

Sistemas elétricos e hidráulicos

Projetos de casas sustentáveis utilizam sistemas de captação natural de energia solar, geralmente através de painéis solares. 

Outra característica é a instalação de janelas grandes que promovem boa iluminação e ventilação natural. Com isso, possibilita-se mais conforto térmico aos cômodos. 

O sistema hidráulico também oferece uso de cisternas, que são reservatórios voltados para captar a água da chuva. 

Materiais de construção

Os materiais de construção mais adequados para uso são os tijolos ecológicos fabricados à base de água, terra e cimento. Sua fabricação dispensa o cozimento em forno, o que reduz a emissão de gases poluentes.

O barro também pode ser muito usado em projetos de casas sustentáveis no Brasil, além do bambu, argamassa de argila, contêineres, adobe, superadobe, madeira plástica, dentre outros.

Revestimentos sustentáveis

Usar revestimentos à base de resina, madeira de demolição, ladrilho hidráulico, pastilhas de garrafa pet e outros também podem ser boas alternativas. 

Soluções para casas sustentáveis

Muitos são os projetos de casas sustentáveis no Brasil e elas possuem variações condizentes com intenções de cada projeto. Uma coisa elas têm em comum: o foco no uso de materiais recicláveis ou menos agressivos ao meio ambiente.

Alguns deles que podemos citar são:

  • Pisos drenantes e permeáveis 
  • Tintas à base de materiais biodegradáveis
  • Painéis solares 
  • Jardins verticais
  • Grandes janelas para iluminação natural
  • Geração de menos lixo 
  • Reciclagem de recursos

Por que desenvolver uma casa sustentável?

Muitos são os motivos que podem contribuir para essa escolha. A primeira e, talvez a mais importante, seja o fato de que você estará contribuindo para o bem estar do meio ambiente, utilizando recursos naturais em detrimento de outros que poluem e causam prejuízos à atmosfera.

Além disso, apesar do investimento inicial mais alto em construir uma casa sustentável, à longo prazo você terá muita economia, tanto de água quanto de energia.

E, por último, mas não menos importante, existe a valorização do seu imóvel. Ou seja, quando for vender ou alugar, este pode ser um diferencial que aumentará o valor do seu imóvel.

Como construir uma casa sustentável?

Todas as etapas desse processo devem ser muito bem planejadas. É importante um especialista em projetos de casas sustentáveis no Brasil para te orientar da melhor forma, através do seu expertise na área.

Procure por arquitetos e engenheiros que já tenham um portfólio sólido nesse sentido, uma vez que cada detalhe faz a diferença no resultado final. 

Geralmente elas são divididas em etapas. Começa-se com a montagem da estrutura, que pode ser fabricada com materiais pré-moldados com o objetivo de gerar menos resíduos durante a construção.

Nessas estruturas são colocadas portas e janelas para permitir a entrada de luminosidade e ventilação natural no ambiente, gerando economia de energia e isolamento térmico. Confira algumas ideias de projetos de casas sustentáveis no Brasil abaixo!

Telhado verde

Na laje existe a possibilidade de ser implementado o telhado verde, que é uma solução ambiental com uma estética atraente, uma vez que pode ser criado um jardim com o uso de mantas que absorvem a umidade trazendo mais frescor para dentro de casa. 

Painel solar

Outra ideia é instalar o painel solar no telhado para garantir uma energia limpa e reutilizável em toda a casa. Além disso, também é possível colocar um sistema de aquecimento de água encanada, o que oferece economia de energia elétrica. 

Sistema de captação de chuva

Uma outra sugestão é pensar em algum sistema de captação da água da chuva, armazenando em locais apropriados e utilizar para limpeza da casa, carro ou até mesmo para regar as plantas e outros que dispensam o uso de água potável. 

Os pisos drenantes podem ser usados também nesse sentido na entrada da casa e quintal. 

Vantagens da casa sustentável

  • Construções mais rápidas, quando comparadas às casas convencionais. 
  • Utilização de recursos naturais respeitando o meio ambiente
  • Promoção do bem estar e qualidade de vida dos moradores
  • Utilização de materiais reciclados
  • Iluminação eficiente natural que garante economia de energia
  • Sistema térmico que promove aquecimento natural em dias frios
  • Sistema hidráulico que oferece armazenamento da água da chuva
  • Evita poluição do meio ambiente
  • Valorização do imóvel.

Desvantagens da casa sustentável

  • Vida útil e durabilidade menor, dependendo do projeto 
  • Conceito não tão popular ainda no Brasil, o que encarece os projetos
  • Pouco investimento e incentivos do governo e construtoras 
  • Poucos profissionais especializados nessa área no Brasil.

Quais os projetos de casas sustentáveis no Brasil?

Confira abaixo algumas inspirações de projetos de casas sustentáveis no Brasil!

Casa sustentável em São Paulo

projetos de casas sustentáveis no Brasil

Chamadas de “ecossistêmicas”, as casas são projetadas com sistemas eficientes e componentes 100% recicláveis. Desta forma, a casa já é entregue com mecanismos de captação e reuso de água da chuva, energia solar através de painéis fotovoltaicos e biodigestor, que transforma resíduos orgânicos em gás para uso na cozinha e lareira. 

Casa sustentável em Curitiba

casa sustentáveis em Curitiba

A casa mais sustentável do Brasil fica situada em Curitiba. Construída em um ano e meio, a residência foi desenvolvida a partir de parâmetros que geram o mínimo impacto ambiental possível, adequando-se às exigências do Green Building Council.

Casa sustentável na Bahia

Casa sustentável na Bahia

Essa casa ecológica na Bahia foi desenhada com a metodologia da arquitetura orgânica e está localizada em uma fazenda que segue os princípios sustentáveis. O foco deste trabalho foi unir a arquitetura orgânica a soluções de baixo impacto na construção civil.

Casa sustentável no Litoral Paulista

Casa sustentável no litoral paulista

Casa em condomínio na praia, projetado por Arthur Casas. Aberturas generosas e amplos painéis de vidro enquadram o mar na maioria dos ambientes desta casa de 700 m² no litoral paulista.

Casa sustentável em Florianópolis

projetos de casas sustentáveis no Brasil

Casa no litoral catarinense faz uso sustentável da água e da energia. Relação entre arquitetura e natureza é ponto alto do projeto.

Outros artigos que podem interessar:

Se interessou por algum projeto desses? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *