Nesse artigo iremos aprender:

piso antiderrapante para calçada

O piso antiderrapante para calçada é uma escolha segura para a calçada da sua casa ou empresa. Esse tipo de piso antideslizante já é uma necessidade em muitos chãos de fábrica e outros setores industriais que possuem regulamentos para evitar acidentes de trabalho e garantir a segurança dos colaboradores. Porém, as prefeituras também têm regulamentos municipais que exigem que a calçada tenha um acabamento antiderrapante para evitar acidentes e escorregamento de pessoas.

Uma das formas de mitigar os riscos de áreas escorregadias e úmidas, é instalar piso antiderrapante para calçada. Nós da Drenaltec temos o piso drenante com acabamento fulget que é ideal para instalação na entrada de residências e calçadas. A instalação deve ser realizada por um profissional para reduzir o risco de ferimentos causados ​​por superfícies escorregadias em regiões de alto tráfego.

Como funciona o piso antiderrapante para calçada?

piso antiderrapante para calçada

Os tratamentos antiderrapantes realizados nos pisos envolvem a adição de grânulos e outros materiais na composição que trazem mais dureza, resistência e aspereza aos pisos. O nosso piso cria uma superfície com textura áspera e menos propensa a causar acidentes aos transeuntes.

Instalamos regularmente piso para calçada em diferentes ambientes, não somente em calçadas e passeios, mas também outros locais que precisam de uma atenção especial por serem consideradas áreas molhadas, como piscina, quintal ou fachada da casa que estão sujeitas a ficarem escorregadias por conta da água da chuva. Nossos pisos atenuam os riscos de lesões por quedas em áreas molhadas.

Veja também nossos pisos sustentáveis para área externa

Onde usar piso antiderrapante?

piso antiderrapante

Seja na calçada da sua casa, empresa você certamente procura o tipo de piso que pode tornar o espaço bonito e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança do seu terreno. O piso com acabamento fulget oferece muitos benefícios estéticos e práticos que serão úteis tanto a longo quanto a curto prazo.

Escorregar e cair são causas comuns de ferimentos graves em casa, especialmente crianças e idosos que exigem um cuidado e uma atenção especial.

Portanto, é importante instalar pisos antiderrapantes em suas instalações para tornar sua casa ou empresa mais segura para si mesmo, seus colaboradores/familiares, mas também para os pedestres. 

Tal como acontece com os pisos padrões, existe uma enorme variedade de tipos e estilos de pisos e materiais antiderrapantes disponíveis. Existem materiais que não são adequados para calçadas, por serem naturalmente mais lisos ou escorregadios. Consulte um profissional da área para fazer uma escolha assertiva e dentro dos padrões exigidos. 

Piso drenante, piso grama ou piso maciço?

Piso grama

Todas são excelentes escolhas para a calçada, uma vez que são ásperas e resistentes ao escorregamento, além de ajudar no escoamento da água. A diferença é que o piso drenante tem uma superfície porosa, por onde escoa a água da chuva, evitando alagamento. 

O piso grama é um piso de concreto, mas com aberturas no meio que, quando instalado por cima de um gramado, a grama fica visível e também consegue realizar uma boa absorção da água da chuva, que é devolvida ao lençol freático seguindo seu curso natural. 

Já o piso maciço é um piso feito a partir de diferentes produtos recicláveis usados em sua composição. Possui alta resistência ao atrito e baixa condutividade térmica. Devem ser assentados unicamente sobre o contrapiso, colados com argamassa e rejuntados com rejuntes flexíveis.

Escolher pisos com atrito e aspereza ao invés daquelas com alto polimento, é o mais indicado na hora de escolher um piso antiderrapante para calçada. 

Quais as leis municipais para troca de piso de calçada?

Ao comprar um terreno de uma casa e decidir substituir o piso da calçada, você precisa se atentar a algumas coisas. Você pode realizar a troca do piso desde que respeite o indicado pelas leis da sua cidade, abaixo estão algumas indicações e regulamentos importantes que constam no site da Prefeitura do Estado de São Paulo:

  • A regra principal é que o piso antiderrapante para calçada escolhido seja regular, contínuo, firme e áspero (antiderrapante) independente da condição climática. Devem ser executadas sem mudanças de nível ou inclinações que atrapalhem a circulação dos pedestres.
  • É indicado observar o padrão utilizado pelos vizinhos para que haja aderência e concordância com os pisos de calçadas já existentes, desde que esteja corretamente instalado. 
  • As tampas da rede de água, esgoto e telefonia devem permanecer livres para manutenção das concessionárias. Ou seja, nada de tampar ou formar degraus sobre elas. 

Para mais especificações técnicas, clique aqui

O que é resistência ao deslizamento?

A resistência ao escorregamento se dá através da rugosidade de um piso que cria tração positiva e reduz a possibilidade de escorregar e cair.

Para entender a resistência ao escorregamento, uma métrica é usada para medir o quanto um piso é escorregadio. O coeficiente de atrito (COF) pode ser definido como a força necessária para manter dois materiais juntos e a força máxima necessária para resistir ao deslizamento.

Benefícios do piso antiderrapante

piso antiderrapante para calçada

Fácil de instalar

Existem duas opções para a instalação de pisos antiderrapantes. Você pode optar por instalar um novo piso ou tratar uma superfície existente. Existem revestimentos antiderrapantes que podem ser duradouros e não comprometem a aparência do piso. Para realizar a instalação de maneira segura e correta, seguindo todas as indicações legislativas contrate uma equipe experiente e profissional. 

Menos riscos de acidentes

Seu piso está escorregadio? Você ou outra pessoa já se machucou ao cair no piso da sua calçada? Tem certeza de que isso nunca mais acontecerá? Como essas regiões estão expostas às intempéries como chuva e tempestade, é importante escolher pisos antiderrapantes seguros que impeçam ou, ao menos, minimizem o risco de acidentes, afinal, certamente você não quer ser responsabilizado por algum acidente que acontece na sua propriedade.

Adequado para diferentes ambientes

Apesar de ser mais utilizado em calçadas, esse piso pode ser instalado em uma grande variedade de ambientes, seja a entrada da sua casa, chão de fábrica, quintal, escadas, rampas de acesso, caminho de jardim, etc. Existem até mesmo versões de pisos antiderrapantes apropriados para piscinas, como é o caso do piso drenante que é indicado para escorrer a água da chuva e evitar acidentes em regiões alagadas e escorregadias. 

Variedade de cores

Os nossos pisos são pré-moldados em cores variadas, como cinza, marfim, crema, palha, branca, ouro, quartzo. A cor pode ser escolhida em conformidade com as intenções do seu projeto arquitetônico.

Atérmico

O nosso piso antiderrapante é também atérmico, portanto, não absorve calor. Este é, portanto, outro benefício associado a esse piso, uma vez que além de evitar acidentes por escorregamentos também evita queimar os pés em contato com a superfície quente. 

Se interessou no piso antiderrapante para calçada? Fale com os profissionais da Drenaltec para oferecer as melhores soluções com um ótimo custo x benefício: contato@drenaltec.com.br.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *