pisos ecológicos

Os pisos ecológicos são escolhas sustentáveis para projetos modernos. Esse tipo de piso tem virado tendência entre projetistas, por ser um piso com uma estética versátil e que não agride ao meio ambiente.

O que são pisos ecológicos?

Os pisos ecológicos são pisos fabricados com materiais que não causam degradação ao meio ambiente.

Pode ser feito a partir de madeira de reflorestamento ou outros materiais cimentícios que simulam madeira

Seu principal diferencial, com relação aos outros pisos é que seu uso não degrada a natureza, como a madeira maciça, por exemplo, que utiliza recursos não repostos no meio ambiente que trazem impactos negativos para o planeta quando falamos em preservação ambiental.

Tipos de pisos ecológicos

Existem uma variedade infinita de pisos para aquisição, quando falamos em pisos ecológicos a gama de opções reduz um pouco, mas ainda assim existem várias opções disponíveis do mercado.

Devido à exigência de muitas diretrizes e legislações, muitas empresas são incentivadas ou se veem obrigadas a fazer escolhas ecológicas e sustentáveis para construção e reformas de seus negócios. 

Mas saiba que, pisos sustentáveis também podem compor residências e, por isso, ultimamente muitas pessoas estão mudando sua percepção e tomando decisões mais conscientes com relação ao meio ambiente.

Confira alguns pisos sustentáveis mais encontrados! 

Piso de eucalipto

piso de eucalipto

Alguns pisos são fabricados com extração de madeira exclusiva de florestas plantadas para esse fim. Com isso, o impacto é bem menor. 

Piso de cortiça

piso de cortiça

Outros pisos podem usar a casca da árvore que volta a se formar, sem prejudicá-la e respeitando seu ciclo de vida. 

Piso de bambu

piso de bambu

Alguns pisos ecológicos muito comuns também são os de bambu, uma vez que trata-se de uma planta que cresce rapidamente em diferentes solos, sendo bastante resistente. Pode-se extrair as varas, sem destruir a matriz para fabricação dos pisos.

Piso drenante

pisos ecológicos

Existem também os pisos drenantes, que por ajudarem no escoamento da água da chuva também são considerados pisos ecológicos e trazem importantes benefícios para todos quando o assunto é prevenção de enchentes, desabamentos e outros problemas.  

Esse tipo de piso é indicado para áreas externas e traz muita beleza estética ao ambiente, além de contribuir com o meio ambiente. Tem excelente durabilidade, é antiderrapante e tem fácil aplicação.

Laje ecológica

laje ecológica

Comumente chamada de laje solar é um piso usado em pavimentos externos e costuma ser bastante eficiente em áreas grandes e abertas que fazem uso da luz natural. 

Além de usar em ambientes externos, podem ser usados em espaços empresariais, por ser moderno e versátil. Em um projeto paisagístico, pode ser usado em contraste com a grama dando um efeito ainda mais natural ao ambiente. 

Lajota ecológica

lajota ecológica

A lajota é um piso feito a partir da reciclagem de pneus triturados que se transformam em pisos com textura granulada.

São pisos compactados e coloridos que trazem mais versatilidade ao ambiente. São altamente duráveis e resistentes a impactos. 

A desvantagem é que não podem ser usados em qualquer ambiente, pois combinam mais com áreas externas como rampas de acesso, playground, escadarias públicas e outros espaços que tenha um design mais descontraído. 

Piso de plástico reciclável

pisos ecológicos

É feito a base de garrafas usadas de PVC. Assim como as outras tem boa durabilidade e resistência e é mais indicado para áreas externas. 

Pisos cerâmicos

piso ceramico

Pisos que utilizam lâmpadas fluorescentes recicladas e outros restos processados de materiais como cerâmica, granito, vidros de telas de computador e televisores. Pode ser usada em áreas internas. 

Pisos vinílicos

piso vinílico

São pisos ecológicos feitos a partir de PVC. São fáceis de aplicar, limpar e tem o diferencial de não manchar nem proliferar fungos.

Por que escolher?

Na hora de escolher um piso para sua casa você deve levar em conta aspectos importantes como a estética, conforto, durabilidade e também a procedência daquele material.

Certamente você não quer contribuir para a degradação do meio ambiente e comprometimento dos recursos naturais, portanto, fazer uma escolha sustentável pode fazer toda a diferença.

Por isso, vale a pena apostar em um piso que traga as outras vantagens de outros pisos comuns, mas agregue o diferencial de ser ecológico. Com isso, você poderá dormir mais tranquilo a noite sabendo que fez sua parte.

Outros conteúdos que podem ser úteis para você:

Você utiliza pisos sustentáveis na sua casa ou empresa? Qual te interessou mais? Deixe um comentário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *