pisos ecologicamente corretos

Se tornar uma pessoa ou empresa mais consciente tem tudo a ver com escolher pisos ecologicamente corretos. Com mais foco na vida ecológica do que nunca, muitas empresas estão melhorando as credenciais ecológicas de seus pisos, fazendo alterações nos materiais utilizados e preocupados com sua procedência.

O mercado de pisos ecologicamente corretos vêm crescendo, uma vez que percebeu-se a demanda por essa necessidade, as empresas vêm oferecendo uma variedade mais ampla de designs, para que possamos fazer escolhas sustentáveis ​​sem sacrificar o estilo.

O que é um revestimento ecológico?

A principal consideração para um piso ou revestimento ser ecológico é a sustentabilidade. Em outras palavras, deve-se questionar os materiais vêm de uma fonte renovável? Por exemplo, um tapete feito inteiramente de lã é considerado sustentável, uma vez que oferecem zero impacto no meio ambiente, por ser facilmente reabastecido.

Também é importante considerar se pode ser reciclado no final de sua vida útil e os tratamentos químicos envolvidos no processo de fabricação – quanto menos processos, melhor. A durabilidade também é um fator; pisos de curta duração podem ser lindos, mas em alguns anos trará mais lixo para aterros sanitários.

Leia também outros tipos de pisos ecológicos!

Ideias de pisos ecológicos para experimentar

1. Piso que imita madeira com certificação ambiental

O revestimento de madeira não precisa ser recuperado para ser ecológico, ele pode ser uma opção que imita madeira fabricada com outros materiais como placa cimentícia. Essa alternativa pode ser mais indicada pensando em durabilidade e meio ambiente.

Porém, dentre as opções de madeira sustentáveis, lembre-se que de um modo geral, quanto mais raras as espécies de árvores, menos sustentável ela é, o que significa que o carvalho e o pinheiro comumente cultivados são boas opções ecológicas e com uma política de 0% de resíduos em todo o processo de fabricação.

2. Revestimento retrô de linóleo

Feito a partir de óleo de linhaça natural e farinha de madeira, este revestimento retrô é uma tendência interessante. Além de seus atributos ecológicos, a funcionalidade sem complicações e a sensação suave sob os pés o tornam uma opção prática para residências familiares. Além das opções sólidas e multicoloridas, este tipo de piso também pode incluir padrões de mármore, aparência de pedra e outras.

3. Cortiça reciclável e à prova de som

Biodegradável e reciclável, a cortiça possui incríveis credenciais ecológicas. “Piso de cortiça quente, à prova de som e super macio, os pisos de cortiça são surpreendentemente resistentes”, diz Paulo Rocha, gerente de produtos e desenvolvimento da Granorte. “Eles são ótimos para casas movimentadas”.

4. Piso com ladrilhos recuperados

Quando pensamos nas opções de pisos ecologicamente corretos você pode pensar em utilizar ladrilhos recuperados que utilizam azulejos antigos para sua composição. Terracota é outra opção popular pré-utilizada. Está disponível na maioria dos pátios de recuperação, mas você provavelmente precisará limpar os ladrilhos antes de instalar.

5. Pisos com materiais de borracha coloridos

A borracha possui uma variedade de cores arrojadas e é naturalmente resistente à água e ao deslizamento, por isso é ótima para residências movimentadas. Evite versões sintéticas, que podem demorar a se degradar. 

6. Experimente um piso de fibra de tecido

O revestimento natural oferece uma aparência rústica, resistente e boa para esconder a sujeira. Feitas de fibras vegetais, as texturas variam – algumas são macias, outras ásperas, como a fibra de coco. Suas fibras fortes o tornam perfeito para salas com tráfego intenso, mas menos indicadas para áreas úmidas como banheiros.

7. Pisos drenantes para ambientes externos

Os pisos drenantes são ideais para reduzir riscos de enchentes. Isso porque os drenantes feitos com matérias-primas de qualidade e ecológicas permitem o correto escoamento da água da chuva, que são devolvidos aos lençóis freáticos. Além de ser uma opção sustentável, seu material possui fácil manutenção. Pode ser instalado em pátios, garagens, passarelas e quintais. 

Veja também outras opções de piso sustentável para área externa!

8. Invista no estilo country com concreto polido

Com sua aparência industrial e qualidades fáceis de limpar, o concreto polido é uma opção de piso sustentável que está ganhando popularidade. Enquanto os acabamentos super elegantes são mais adequados para residências contemporâneas, opções mais rústicas e foscas também estão disponíveis. 

As manchas naturais conferem uma textura incrível, trazendo uma sensação aconchegante quando combinadas com móveis e acessórios macios. Pode ser encontrado com materiais reciclados que reduzem ainda mais a emissão de carbono.

Que tipo de piso é melhor para quartos e salas?

Para escolher o melhor piso para sala você precisa pensar sobre as necessidades e o que busca. Se para você, um ambiente mais aconchegante for essencial, considere isoladores térmicos naturais, em que poderá reduzir seus custos de energia e será melhor para o meio ambiente.

Se você deseja piso com aparência de madeira, procure utilizar o Woodmax ou outras alternativas de madeiras provenientes de florestas sustentáveis. Para o quarto, calor e conforto provavelmente são prioridade, por isso vale a pena escolher um piso de estilo clássico, tom neutro e que seja extremamente confortável ao toque dos pés. 

Como cuidar do seu piso sustentável?

Após a colocação dos pisos ecologicamente corretos, realize também a correta manutenção utilizando produtos de limpeza ecológicos. De nada adianta escolher materiais adequados para pisos sustentáveis, mas utilizar produtos que agridem o meio ambiente para higienização.

Procure criar suas próprias misturas para limpeza utilizando água quente e vinagre ou dê um impulso extra de brilho com uma mistura de água quente, azeite e suco de limão. Procure por algumas alternativas que podem trazer mais durabilidade e beleza ao seu piso sem colocar em risco o futuro do planeta. 

Que tal se inspirar com esses projetos de casas sustentáveis no Brasil? Confira!

Quais as opções que você mais gosta para pisos ecológicos e sustentáveis? Nos fale da sua preferência! Conheça as opções da Drenaltec


Fonte: https://www.idealhome.co.uk/diy-and-decorating/eco-friendly-flooring-228700

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *