pisograma

Cuidar de toda a decoração de um imóvel pode ser uma tarefa desafiadora, mas ela se torna mais simples quando o proprietário já sabe o que deseja ter na casa. O pisograma é uma das possibilidades para o piso da residência, e ganha cada vez mais adeptos. 

Utilizado na área externa da residência, o pisograma é uma forma prática e eficiente de dar vida ao imóvel, dada a sua estrutura e apresentação geral. 

Para os proprietários que prezam por ter um jardim em casa, ele é ainda mais interessante, uma vez que permite a existência de um gramado bonito por toda a extensão da área externa, criando um caminho para se movimentar por ele sem prejudicar a grama. 

É cada vez mais comum encontrar casas e estabelecimentos que utilizam o pisograma, garantindo um bonito projeto de jardinagem e paisagismo no local. Afinal, esse tipo de piso valoriza o cenário de maneira agradável. 

Levando em conta as características da área externa de um imóvel, é fundamental escolher um revestimento resistente, de modo que ao passar por mudanças climáticas o piso se mantenha sempre íntegro e apresentável. 

O pisograma é uma dessas alternativas, pois permite uma rápida absorção da água, o que o torna um investimento ainda mais interessante para locais onde há uma maior incidência de chuva. 

Sendo assim, entender as vantagens do uso do pisograma pode ser importante para que você defina a escolha do revestimento da área externa da sua casa. Então, siga na leitura deste conteúdo e conheça mais sobre as características desse tipo de piso. 

O que é o pisograma?

Para a construção de um imóvel, pode ser necessário realizar a demolição de casa no terreno em que ele será levantado e, além disso, conhecer melhor as características do solo do local para dar início ao projeto é parte indispensável do processo. 

A partir disso, é possível entender se a estrutura do imóvel deve receber um reforço, se será possível construir um jardim na residência, etc.

Ter uma área externa repleta de elementos naturais é o desejo de muitos proprietários. Afinal, ela proporciona maior contato com a natureza e bem-estar.

Para tanto, construir um jardim e investir em uma boa apresentação para ele é necessário, e o pisograma pode contribuir para esse cenário. O revestimento é formado por uma peça com orifícios, o que permite uma rápida escoação da água. 

Nesse sentido, ele se torna uma alternativa interessante para quem deseja ter um gramado em conjunto com um piso, já que ele incorpora a grama na sua estrutura, sendo ideal para permitir a circulação de pessoas sem danificar o jardim da casa.

Sendo assim, é possível dizer que o pisograma pode dar um novo aspecto para o ambiente, pois possui características como:

  • Harmonização com os mais diversos tipos de decoração;
  • Peça de simples instalação;
  • Baixo custo;
  • Resistência;
  • Instalação em garagens e áreas externas;
  • Entre outros.

A composição do pisograma é bastante versátil, o que permite uma harmonização com qualquer tipo de decoração que se queira no imóvel. 

Por serem peças pré-fabricadas, o pisograma pode apresentar uma série de vantagens. Entre elas, evitar a necessidade de uma obra em caso de remediação do solo, pois elas podem ser retiradas e recolocadas com facilidade. 

Além disso, ele possui baixo preço de aquisição, mostrando ainda um custo-benefício interessante por ser uma peça de alta resistência. 

Essa característica permite que ele seja instalado em jardins, quintais e até em garagens, pois suporta com tranquilidade o deslocamento de pessoas e de carros em sua superfície. 

Sendo assim, torna-se uma ótima opção para áreas onde existe uma alta incidência de chuvas, o que acaba por criar poças e alagamentos com frequência. O seu poder de absorção ajuda na drenagem do solo construção civil, auxiliando o escoamento da água.

A composição do pisograma

Um pisograma pode ser encontrado em dois tipos de materiais: plástico e concreto. Em geral, os confeccionados em plástico são utilizados como formas, ajudando na construção das placas de pisograma de concreto. 

Para alguns tipos de decoração, o pisograma de plástico pode ser aplicado, mas é importante que ele receba um reforço para que não seja danificado com o passar do tempo. Além disso, a resistência do material é menor ao ser exposto às mudanças climáticas. 

Nesse sentido, ele acaba sendo utilizado para compor a decoração de jardins de inverno, deixando o espaço com uma harmonização interessante. 

Para as áreas externas, o pisograma de concreto costuma ser o mais indicado pela sua resistência e durabilidade, garantindo que a grama possa ser vista por toda a estrutura do piso, criando um efeito bonito e natural na área. 

Do mesmo modo que em outros materiais, é sempre importante verificar as condições do pisograma, seja o de plástico ou o de concreto. Isso porque, assim como em uma manutenção predial preditiva, a vistoria periódica evita problemas no piso. 

Dessa maneira, cuidar do revestimento é indicado para que a durabilidade seja ainda maior, preservando a área externa da sua casa com maior cuidado. 

Por que o pisograma pode valorizar um imóvel?

Decidir pela instalação do pisograma na sua casa pode ter diversas vantagens. Isso porque esse tipo de revestimento valoriza o imóvel, criando um visual bonito e diferenciado. 

Não à toa, ele se torna uma possibilidade interessante até mesmo para quem precisa fazer uma reforma comercial, valorizando a fachada do estabelecimento e criando um cenário mais natural.

De fato, há vários motivos para se afirmar que o pisograma dá vida a um imóvel. Conheça alguns deles a seguir.

1. O pisograma cria um efeito visual

Quem busca uma paisagem bonita na área externa de casa deve investir no uso do pisograma, uma vez que ele cria um efeito visual bastante interessante no espaço.

Por ter vários formatos disponíveis, incluir o revestimento no projeto arquitetônico do seu imóvel pode ser um tiro certeiro, que ajudará a valorizar a residência de maneira simples e econômica. 

As peças podem ser adquiridas em modelos vazados, ou sólidos e, neste caso, é possível posicioná-los no solo de modo diferenciado, criando um caminho personalizado por cima do gramado, o que ainda resulta em um visual exclusivo para o seu imóvel. 

2. O pisograma é indicado para climas mais quentes

Ao mesmo tempo em que o pisograma cria um cenário bonito na área externa, ele também é indicado para regiões mais chuvosas devido ao seu alto poder de absorção. Essa mesma característica ajuda também em locais onde o clima é mais quente. 

Isso porque um piso de concreto inteiriço não tem grande capacidade de dissipar o calor, o que muitas vezes aumenta a sensação de quentura naquele espaço. 

Com o pisograma, boa parte do gramado que fica exposta absorve parte dessa camada quente, o que permite um clima mais agradável no local. 

3. O pisograma ajuda na manutenção do jardim

Para conseguir um gramado sempre verde é bonito, é necessário investir em diferentes cuidados, sendo muitas vezes preciso isolar a área. 

Em residências com crianças e animais de estimação esse também é um desafio. Porém, com um pisograma, é possível mesclar o cenário, com o uso do concreto e a presença da grama nas partes vazadas da peça, o que permite uma conservação mais simples. 

A manutenção de jardim é facilitada nesse sentido, já que a adição de terra vegetal nos espaços de cada peça facilita o plantio da grama. 

Além de valorizar o espaço como um todo, o uso do pisograma não dificulta os cuidados com outras espécies de plantas e, por isso, é uma boa alternativa para qualquer tipo de imóvel. 

4. O pisograma é simples e rápido de ser instalado

A reforma de pisos em uma casa costuma causar bastante sujeira e exigir vários dias para ser concluída, principalmente quando os moradores não podem se ausentar da residência por alguns dias. 

Na área externa, o processo pode ser tão demorado quanto na parte interna. No entanto, ao optar pela instalação do pisograma, o cronograma da instalação é muito mais rápido e simples, pois ele é colocado em blocos. 

Dessa forma, depois da devida preparação do solo, o trabalho pode ser feito em pouco tempo, e não restringe o uso da área externa, uma vez que as peças já estão em sua condição final. 

Para um trabalho executado rapidamente e com qualidade, é preciso contar com os serviços de profissionais do setor. Afinal, assim como em uma empresa de manutenção predial, a experiência nessa função garante a satisfação do cliente. 

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais o pisograma faz com que o imóvel ganhe mais vida e seja valorizado de forma especial. 

Por isso, se você ainda tinha dúvidas sobre o uso desse revestimento, não deixe de considerar os pontos abordados neste artigo e tenha uma área externa bonita e especial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *