piso pronto de madeira maciça

O piso pronto de madeira maciça é muito usado por algumas empresas e pessoas que queiram trazer mais beleza e sofisticação ao ambiente.

Entretanto, esse piso não é o mais indicado para uso, uma vez que ele agride o meio ambiente, trazendo impactos negativos à longo prazo.

O que é?

O piso pronto de madeira maciça pode vir em diferentes cores, texturas e formatos. Os mais conhecidos são os tacos e assoalhos que frequentemente são escolhidos para uso. Se caracteriza por ser feito com madeira in natura.

Do que é constituído?

O piso pronto de madeira maciça é constituído em sua maior parte aqui no Brasil a partir de espécies tropicais vindas da região Norte do Brasil.

As espécies de árvores mais utilizadas são a Jatobá, Ipê e Cumaru. Elas são as mais escolhidas por terem um visual estético mais bonito.

Por que não usar?

Os pisos constituídos de madeira degradam o meio ambiente através do desmatamento, contribuindo para o desequilíbrio ambiental e causando diversos impactos negativos.

Além da questão ecológica e sustentável, o piso pronto de madeira maciça também tem baixa durabilidade quando comparado a outros pisos.

Isso porque ele se desgasta conforme o uso, fica sujeito a traças e outras pragas, não pode ficar muito exposto a umidade e altas temperaturas (incidência solar).

Portanto, a sua manutenção deve ser constante, além de outros cuidados como:

  • Não arrastar móveis para evitar riscos
  • Se derramar algum líquido secar imediatamente para não manchar
  • Usar apenas vassouras de pelo e panos umedecidos
  • Retirar manchas apenas com água e sabão ou detergente neutro.
  • Não usar solventes orgânicos
  • Encerar frequentemente para manter o verniz da madeira

Outra desvantagem é o fato desse piso não poder ser instalado em todos os ambientes da casa. As chamadas áreas molhadas, como banheiro, lavanderia e cozinhas devem ter pisos mais adequados e que suportam água e umidade.

Outro fator que você deve levar em consideração na hora de escolher um piso é o valor. O piso de madeira maciço costuma ter um valor de aquisição muito mais alto do que outras  alternativas, além do custo da instalação que também é dispendiosa e deve ser feita por equipe profissional.

Quer saber quais são as opções de pisos mais sustentáveis que imitam madeiras, mais baratos, mais duráveis e com menos manutenção. Veja abaixo!

Outras alternativas

piso pronto de madeira maciça

Uma alternativa muito eficiente de piso que imita madeira é o piso cimentício. Ele é constituído por resinas compostas, cimento e outros materiais que não degradam o meio ambiente. Isso denota mais resistência e durabilidade ao piso, uma vez que são utilizados materiais mais robustos em sua fabricação. 

Esse piso pode ser usado em áreas externas para dormentes, paredes, fachadas e também como pisos combinados.

Existem muitas versões de piso que imita madeira que também são perfeitas para áreas internas e conferem as mesmas vantagens do piso de madeira, só que por um custo muito mais baixo e menos manutenção.

Esses pisos ecológicos podem ser muito eficientes, uma vez a sua colocação é muito simples.

Resumindo, os principais benefícios desses pisos em comparação ao piso pronto de madeira maciça são:

  • Fácil instalação
  • Manutenção baixa
  • Alta resistência
  • Alta durabilidade
  • Beleza estética
  • Variedade de cores
  • Baixo custo de aquisição
  • Conforto térmico

Muitas pessoas escolhem o piso de madeira pelo conforto térmico que ele oferece em contato com a pele. Porém, hoje em dia, isso não é mais desculpa, pois muitos pisos que utilizam diferentes materiais alternativos conseguem trazer um conforto térmico muito semelhante ao da madeira.

Portanto, a escolha por um piso de madeira hoje em dia não faz mais sentido com a quantidade de materiais que temos à disposição que podem trazer muita beleza e conforto, além de ser mais amigável ao meio ambiente.

As escolhas de hoje podem impactar e gerar consequências amanhã. Por isso, faça sua parte e escolha por pisos e outros materiais de decoração que sejam de empresas com preocupação ambiental.


A Drenaltec se preocupa com as questões ambientais e é por isso que apenas utiliza materiais ecológicos em todos os seus produtos.

Confira esses artigos também:

Quais os pisos que você tem na sua casa? Pensa em trocar para um piso mais ecológico? Deixe um comentário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *