piso de madeira ecológica

À medida que mais e mais designers buscam piso de madeira ecológica para seus clientes ambientalmente conscientes, os fabricantes avançam e dão ao mundo do design mais opções irreverentes, criativas e ecofriendly para escolher. Abaixo você confere um guia das soluções de revestimento ecológico mais populares para você buscar mais inspiração.

1. Cortiça

A cortiça é relativamente nova no mundo dos pisos. Geralmente é usada em paredes, mas é um ótimo material para pisos. A cortiça é colhida na casca do sobreiro comumente encontrada nas florestas do Mediterrâneo. As árvores não são cortadas para colher a casca, que volta a crescer a cada três anos, tornando-a uma fonte renovável. Possui propriedades antimicrobianas que reduzem alergia em casa, é fácil de manter e atua como repelente natural de insetos.

A cortiça, como a madeira, pode ser colorida em uma variedade de tintas para se adequar a qualquer paleta de cores ou estilo de design. Sua durabilidade permite uso em qualquer parte da casa. Os pisos de cortiça, dependendo da qualidade, podem durar entre 10 e 30 anos.

Veja também o piso sustentável para área externa que você pode colocar na sua casa!

2. Bambu

Piso de bambu é outra opção que está ganhando popularidade. É durável, fácil de manter e fácil de instalar. O bambu é sustentável e feito de vegetação natural que cresce de 3 a 5 anos, o que é considerado rápido quando comparado às outras árvores que podem levar até 20 anos para atingir a vida adulta.

O bambu, embora geralmente muito leve, está disponível em muitos tons que harmonizam em qualquer ambiente ou decoração. Sua ampla variedade de cores proporcionam uma vantagem sobre o piso tradicional, permitindo a personalização raramente encontrada em outros lugares.

3. Linóleo

Quando se pensa em pisos de linóleo, muita gente pensa no vinil e, no entanto, os dois não são nem um pouco semelhantes. O vinil é um sintético feito de petroquímicos clorados que são prejudiciais. O linóleo é criado a partir de uma mistura de óleo de linhaça, pó de cortiça, resinas de árvores, farinha de madeira, pigmentos e calcário moído.

O linóleo não é novo no mercado; mas deixou de ser tão usado com o surgimento do vinil na década de 1940. Atualmente ele voltou a ser requisitado por alguns arquitetos e aparece em uma vasta gama de cores vibrantes e um novo impermeabilizante para protegê-lo de manchas. Tem uma vida útil longa e suporta o desgaste.

4. Telhas de vidro

Você já se perguntou o que acontece com as garrafas de vinho e garrafas de cerveja que são enviadas para cooperativas de reciclagem? Esta fonte renovável está rapidamente se tornando uma opção maravilhosa para pisos, bem como paredes de banheiros e cozinhas.

O vidro tem benefícios semelhantes a outros materiais ecológicos. Ele não absorve mofo ou bolor em ambientes úmidos. É fácil de manter e não mancha. O vidro é fornecido em uma variedade ilimitada de cores, padrões e acabamentos, adequados para a maioria dos esquemas de design. Ao contrário dos ladrilhos de cerâmica, o vidro reflete a luz em vez de absorvê-la, adicionando a camada adicional de luz que algumas salas precisam.

5. Concreto

O concreto polido é um material sustentável que está ganhando popularidade. O concreto é tipicamente usado como sub-revestimento em alguns ambientes residenciais. Pode ser polido e colorido de acordo com o gosto e o estilo dos proprietários, não há necessidade de revestimentos tradicionais. A placa cimentícia de madeira pode ser uma excelente alternativa para instalação na sua casa.

Desde a criação de um efeito lado a lado com cores diferentes até a combinação de outros materiais; as possibilidades de design são infinitas. O concreto é extremamente durável, fácil de limpar e nunca precisará ser substituído.

6. Tapete de Lã

O tapete tem sido um material favorito para muitas casas. É macio para andar, confortável para sentar e vem em uma variedade de cores e padrões. Infelizmente, o carpete geralmente é fabricado com compostos orgânicos voláteis ou toxinas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Existem opções ecológicas.

A lã é um recurso natural que pode ser tingido de qualquer cor para criar um tapete. É um dos primeiros materiais a serem usados como revestimento de piso, é muito durável. Em algumas famílias, os tapetes de lã são passados de geração em geração, sendo uma herança de família. Outros materiais naturais usados para fazer tapetes são sisal, juta e algodão.

7. P.E.T Berber Carpet

O poliéster (P.E.T) Berber é outro tapete sustentável que pode ser considerado. É feito de garrafas plásticas recicladas e tem um impacto mínimo no meio ambiente. Para cada garrafa de plástico usada para criar esse tapete, uma a menos vai parar nos aterros sanitários. Existem vários benefícios para este material reciclado. É durável, resistente a manchas e vêm em uma variedade de cores e padrões estéticos para escolha. No geral, é um material muito econômico.

8. Borracha

O revestimento de borracha feito de pneus reciclados geralmente é encontrado na academia ou no playground de condomínios. Está começando a ser usado para outras opções de revestimento em outros ambientes da casa, como cozinhas, solários e banheiros como uma opção versátil, bonita e duradoura. Tem uma textura agradável de andar e é resistente à água. Ele também vem em várias opções de cores e padrões.

9. Piso de palmeira

As palmeiras que não produzem mais coco estão sendo utilizadas como material de construção. Os pisos de palmeiras podem ser unidos a outros produtos químicos não indicados para usar em casa. Antes de comprar, descubra que tipo de aglutinantes foram usados ​​para fabricar o piso. Se o piso precisar ser instalado com cola, faça com base em água. E termine o piso com um acabamento com baixo ou nenhum COV (compostos orgânicos voláteis).

10. Madeira recuperada

Se você ama o piso de madeira tradicional, embora geralmente não seja considerado ecológico devido a preocupações com o desmatamento, ainda pode ser uma opção. Existem dois tipos de madeira a considerar na escolha de piso de madeira ecológica. Veja porque não usar piso pronto de madeira maciça na sua casa.

A madeira recuperada é ideal, pois reutiliza a madeira existente de árvores que foram cortadas há muito tempo. O piso de madeira recuperada pode ficar bonito em casas mais antigas ou em uma cabana na praia, por exemplo.

A outra opção é comprar madeira com certificação que ateste o manejo responsável das florestas em todo o mundo, com foco na adesão a altos padrões sociais e ambientais.

Felizmente, com a tecnologia de hoje e um pouco de imaginação, o piso de madeira ecológica pode ser muito versátil e variado, atendendo a diferentes projetos e padrões de exigência.

Você acha que os materiais ecológicos evoluíram? Deixe um comentário! Veja também outros tipos de pisos ecológicos

Fontes:

Most Popular Eco Friendly Floor Solutions

Eco Friendly Wood Flooring the 6 Best Choices

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *