o que valoriza um imóvel

Existem coisas que valorizam um imóvel que fogem ao nosso alcance, como localização, proximidade com escolas, mercado, banco, farmácias, parques, bem como segurança da região e estética dos outros imóveis ao redor. Mas, se você quer tentar valorizar um imóvel internamente, existem algumas melhorias que você pode fazer em casa para elevar o padrão da residência. Confira abaixo!

1- Piscina

Uma casa com piscina agrega muito mais valor do que uma sem piscina. Não só a piscina, mas uma área de lazer completa com jardim e churrasqueira pode oferecer um diferencial importante e pode ser fator decisivo na hora de uma pessoa escolher um imóvel. 

Praticamente todo mundo gosta de uma área grande ao ar livre para confraternizar com família e amigos aos finais de semana, então considerar instalar uma piscina na sua casa pode ser uma excelente ideia para aproveitar melhor as áreas externas da sua residência. 

Se for instalar uma piscina é também essencial pensar no piso e bordas ideais para instalação, uma vez que elas devem ser atérmicas, para evitar superaquecimento. 

2- Piso drenante

Já sabemos que o fator sustentável é algo que está totalmente em evidência nas novas construções. Se você for reformar ou construir uma casa considere instalar itens que promovem e defendem essas causas. Uma ideia é a instalação de pisos drenantes que contribuem para o escoamento da água da chuva.  

O piso drenante tem sua base cimentícia, ou seja, as placas de piso fazem com que a água da chuva retorne para suas camadas subterrâneas dentro da terra, e é isso que dá continuidade ao ciclo natural da água, reduzindo os riscos de alagamentos. Veja também sugestões de outros pisos ecológicos para área externa

3- Revestimento

Os revestimentos de parede são excelentes opções para valorizar mais os espaços internos ou externos da sua casa. Você pode considerar instalar uma combinação de cimentos e agregados para embelezar paredes, fachadas e muros trazendo uma decoração natural aos cômodos. 

Existem opções de revestimento em 3D para trazer um efeito mais moderno, dentre outras alternativas mais clássicas e outras que imitam pedra ou madeira, caso queira dar um ar mais rústico à sua residência. Hoje em dia existem inúmeros modelos de revestimentos que imitam diferentes materiais e que são sustentáveis. Vale a pena considerar! 

4- Adaptabilidade

Tornar uma casa acessível, adaptável para pessoas com deficiência e também para idosos é algo que merece atenção. É comum as casas serem projetadas e construídas sem levar em consideração que as pessoas envelhecem, como é o caso da instalação de escadas em espiral, degraus altos e outros itens estruturais que atrapalham a locomoção na terceira idade. 

Não somente isso, mas pessoas com deficiência podem ter dificuldade em encontrar casas adaptadas para suas necessidades e limitações de mobilidade. Instalar um elevador residencial ou ainda uma plataforma elevatória é um exemplo de como oferecer mais facilidade na locomoção e ainda valorizar seu imóvel. 

5- Painel Solar

Uma propriedade feita de materiais de alta qualidade provavelmente terá um valor mais alto, em parte porque isso torna a propriedade mais fácil de aquecer e resfriar. Dado o elevado preço das contas de luz e gás, itens como painéis solares, isolamentos e janelas com vidros duplos podem agregar valor ao imóvel.

6- Captação de água

Além do painel solar, outro recurso sustentável que pode trazer muitos benefícios para a casa e ainda valorizar o imóvel é a cisterna. A instalação de uma cisterna em casa pode contribuir fortemente para valorização de um imóvel. 

Trata-se de um reservatório que capta a água da chuva para uso doméstico geral. É utilizado como uma solução sustentável e também para economia de até 50% na conta de água. 

Podem ser instaladas não só em casas, mas também condomínios e apartamentos, pois são encontrados modelos de diversos tamanhos. Essa é uma tendência ecológica que deve ser considerada em todas as casas do futuro. 

7- Casa inteligente

É possível sim aliar estética, design, funcionalidade e ecoeficiência, dentro de padrões de custo competitivos. O conceito de casa inteligente, assim como o sustentável antigamente, deve ser algo cada vez mais considerado nos projetos, uma vez que vêm crescendo no Brasil.

Se você procura valorizar seu imóvel, você pode considerar fazer reformas e instalar itens que tornam a casa mais autônoma e funcional. Instalar dispositivos que são acionados por comandos no aplicativo móvel são formas de tornar a casa mais eficiente, mesmo quando não estiver em casa. 

Dessa forma é possível enviar comandos para lâmpadas, cortinas, TV, aparelhos de rádio, ar condicionado, dentre outros. Uma possibilidade também é instalar fechaduras inteligentes e sensores que trazem mais segurança à casa, além de medidores para acompanhar o consumo de energia e água.    

A automação em residências é utilizada para aumentar o conforto, a segurança e a economia de energia. Para isso é necessário ter uma boa internet, roteador e smart hub, além de uma estrutura de sistema de automação, áudio, redes e todo o cabeamento CFTV necessário para essa otimização. 

Já considerou essas melhorias na sua casa? Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos!

[avs_toc]

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *