o que é piso drenante

O piso drenante ou piso permeável é um tipo de piso que vêm se tornando mais conhecido no segmento de arquitetura. Isso porque ele oferece uma solução ecológica e sustentável, que é ajudar no escoamento da água da chuva.

Essa é uma preocupação muito atual, levando em conta as grandes cidades urbanas. Recentemente o Rio de Janeiro ficou literalmente de baixo d’água por conta de alagamentos e deslizamentos em decorrência de fortes chuvas e tempestades.

Para reduzir os impactos climáticos que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo todo, as autoridades devem criar políticas públicas de prevenção que atenuem os estragos causados pelo clima, somado às mudanças nos hábitos das pessoas e a redução de emissão de carbono pelas indústrias.

O uso do piso drenante em locais públicos pode contribuir e muito para solucionar problemas de enchentes.

Vantagens do piso drenante

o que é piso drenante

Uma das vantagens do piso drenante é justamente o fato de reduzir os riscos de alagamentos. O piso drenante permite que a água escoe por meio dos poros existentes no material, ou seja, 100% da água em contato com o piso é escoada, diferente do piso intertravado.

Os prédios mais modernos, que possuem áreas de lazer para os seus moradores, já contam com este sistema. O sistema também favorece as plantas, que absorvem parte da água disponibilizada pelo piso drenante. Trata-se da solução mais consciente e sustentável para sua casa ou empresa.

É também antiderrapante que também traz mais segurança para áreas externas e atua como um excelente isolante térmico. Além disso, ele tem um custo relativamente barato de instalação e manutenção e alta durabilidade.

Tipos de piso drenante

o que é piso drenante

O mercado oferece diferentes modelos de piso drenante, sendo os mais comuns: concregrama, intertravado permeável e placas porosas.

O primeiro se caracteriza por ser vazado, ou seja, contém espaços livres que podem ser preenchidos com grama. O segundo são basicamente peças encaixadas umas sobre as outras. Já o terceiro possui placas aplicadas uma do lado da outra.

O piso fulget também é uma solução interessante e ecológica, uma vez que ele é feito à base de resina e, portanto, não contamina o solo.

Como funciona?

Ao absorver a água da chuva e mantê-la por um tempo em sua base-reservatório, esses pisos drenantes reduzem a velocidade com que ela escoa para as galerias subterrâneas e minimizam as enchentes nas cidades.

Onde aplicar?

Pode ser utilizado em calçadas, parques públicos, rampas, ruas, estacionamentos, áreas comuns de condomínios e outras áreas externas. Também pode ser usado no quintal, principalmente se tem piscina, onde o contato com a umidade é alta.

Como instalar?

Conte com uma equipe especializada para instalação, uma vez que o terreno deve ser previamente preparado, com nivelamento adequado. Não é necessário uso de argamassa, apenas bases compostas por brita grossa e fina, além de areia.

Saiba mais sobre piso drenante aqui! Entre em contato conosco pelo telefone (11) 4362-4004 ou nos mande um e-mail contato@drenaltec.com.br!

Se quiser ver outros produtos Drenaltec clique aqui!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *