casa ecológica

Reduzir nosso impacto geral no meio ambiente é um esforço diário e, se cada um de nós fizermos nossa parte, isso pode gerar efeitos positivos no planeta. O lugar onde podemos começar a fazer mudanças é aquele que conhecemos melhor – nossas casas.

Aqui estão 12 maneiras de contribuir para tornar sua casa ecológica, ao mesmo tempo que economiza dinheiro à longo prazo em contas de energia e água. Confira! 

1- Instale um painel solar

Incorporar energia solar em sua casa é uma ótima maneira de tornar sua casa ecológica e mais verde, reduzindo sua pegada de carbono e reduzindo seus gastos com serviços públicos. Os painéis solares fotovoltaicos estão ficando mais baratos e mais eficientes, então considere a troca. 

2- Faça um jardim de chuva

Para proteger o meio ambiente, além de manter o terreno em seu quintal exuberante, você pode criar um jardim de chuva. Este projeto DIY funciona para canalizar a água da chuva e escoamento das calhas para um espaço profundamente enraizado na terra e florescendo com plantas nativas.

3- Comece a compostar

Existem tantos benefícios incríveis na compostagem, incluindo enriquecimento do solo, ajudando a reter a umidade e suprimindo doenças e pragas de plantas e reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos. As sobras de seus produtos e resíduos de jardim criarão um solo perfeito para ajudar sua horta e flores a crescerem mais verdes também!

4- Reutilize e recicle

Quantas coisas em sua casa você usa uma vez e joga fora? Seja  a sacola do supermercado/farmácia ou a cadeira quebrada na sua sala de estar. Você não precisa jogar no lixo só porque está ocupando espaço. Lembre-se de reciclar também!

5- Use tintas ecológicas

Embora a tinta fresca possa ter um cheiro muito agradável ou muito tóxico para você, é melhor escolher uma tinta de baixo ou zero VOC para melhorar a qualidade do ar de sua casa. As tintas corrosivas possuem compostos orgânicos voláteis (VOCs) que evaporam no ar e podem causar efeitos adversos à saúde a longo prazo.

6- Escolha plantas nativas

Ao adicionar plantas e árvores nativas à sua paisagem, você permite que menos água seja usada para irrigação. Embora isso signifique menos manutenção, também significa menos uso dos recursos da natureza! Em áreas com secas, isso é excelente. Além disso, as plantas nativas normalmente não precisam de fertilizantes ou pesticidas. 

7- Selecione pisos sustentáveis

Na hora de construir ou reformar sua casa você também pode considerar escolhas mais conscientes dos materiais, como os pisos ecológicos. Existem uma série de pisos de diferentes materiais e processos de fabricação que não agridem o meio ambiente. 

O pisograma é um exemplo, pois facilita o escoamento da água através dos orifícios com grama. Os pisos drenantes são outras opções, pois são fabricados com base cimentícia porosa e permeável que também evita alagamento e permite que a água da chuva volte ao seu curso natural. 

8- Escolha móveis que não agridem ao meio ambiente

Optar por móveis que fazem a diferença, sejam eles reciclados ou fabricados com materiais ecológicos, significa que você pode aproveitá-los sem culpa, enquanto sua saúde pode colher os benefícios. Existem tantas marcas de móveis que buscam fornecer produtos seguros para o cliente e o meio ambiente. Pesquise as referências e faça escolhas conscientes para tornar sua casa ecológica e mais agradável. 

9- Escolha as cortinas e persianas certas

A colocação de cortinas e persianas é muito importante para controlar a luminosidade da sua casa. Ela é ideal, pois quando você quiser refrescar a casa dos raios solares em dias quentes, você pode fechá-la e quando quiser aproveitar a luz natural para economizar energia elétrica, você também pode. Para garantir que você compre o tipo certo, certifique-se de procurar aqueles que evitam especificamente a perda de calor no inverno e desviam os raios solares para manter sua casa ecológica mais fresca no verão.

10- Substitua o seu condicionador de ar antigo

Você sabia que não só realizar a manutenção adequada do ar condicionado é importante, como também trocar aparelhos antigos? Um ar condicionado antigo, do tipo “janela” pode gastar muita energia, enquanto um modelo mais novo pode reduzir os custos em 30 a 50%. Seu bolso e o meio ambiente ficarão felizes com essa compra mais ecológica.

11- Instale aparelhos mais inteligentes

A tecnologia já percorreu um longo caminho, trazendo maneiras mais ecológicas de aproveitar sua casa e economizar algum dinheiro. Produtos como termostatos e sensores de movimento que ligam e desligam as luzes são alguns exemplos, mas existem várias maneiras de manter o custo baixo e não prejudicar o meio ambiente, além de tornar sua casa ecológica.  

12- Substitua as sacolas plásticas

Por mais que as sacolas plásticas sejam muito leves e práticas de usar em supermercados, considere deixar esse hábito de lado. O plástico é um dos maiores poluentes do meio ambiente e muitas empresas vêm procurando reduzir esse impacto. Considere levar suas próprias sacolas retornáveis aos mercados e evitar sacolas plásticas de estabelecimentos. Você também pode considerar o uso de sacolas de panos práticas no dia a dia. 

Se você tem interesse por casa ecológica e assuntos sobre sustentabilidade, leia nossos outros artigos:

Fonte: https://www.familyhandyman.com/list/11-ways-to-make-your-house-greener/

https://blueandgreentomorrow.com/features/10-ways-make-home-eco-friendly/

[avs_toc]

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *