limpeza de piscina

Uma limpeza de piscina adequada envolve muitos aspectos. Pra começar você precisará ter todos os aparatos e acessórios necessários. Existem também prazos estipulados para cada higienização, algumas são semanais e outras apenas anuais. Com a pandemia do coronavírus a limpeza constante se torna ainda mais essencial. Confira abaixo o passo a passo que separamos para você realizar a correta manutenção da sua piscina e deixá-la sempre limpa e cristalina para uso! 

Passo 1

Faça uma lista do material necessário para a limpeza de piscina e certifique-se de ter tudo o que precisa. A primeira coisa que você precisa é uma vara telescópica, já que a maioria dos acessórios de limpeza são fixados nela.

A seguir considere uma rede para retirar as folhas, também chamada de escumadeira. Você também vai precisar de uma escova de piscina para esfregar as paredes e o chão. E, finalmente, um aspirador e uma mangueira são essenciais se você não tiver um limpador automático de piscinas. Estes são os acessórios básicos necessários para limpar a sua piscina.

Passo 2

Para uma manutenção adequada da piscina, é recomendável escovar as paredes e o piso da piscina uma vez por semana. Preste atenção especial às áreas com má circulação de água. Você pode comprar pincéis em larguras diferentes que se prendem à extremidade de uma haste telescópica ou uma escova que vem completa com uma haste já fixada. Escovas de piscina também podem ser usadas para limpar seu deck e pátio.

Passo 3

Durante a limpeza de piscina, use uma rede para retirar folhas e detritos. A rede é útil para raspar a superfície da água para capturar folhas e insetos também. Você também pode usar sua rede anti-folhas para coletar brinquedos e outras coisas que seus filhos possam ter deixado perdidos na piscina.

Passo 4

Use um aspirador conectado a um poste telescópico ou ligue seu limpador automático de piscina para coletar detritos. Certifique-se de obter o aspirador ou limpador correto para o seu tipo de piscina, pois eles são projetados de forma diferente com base na superfície da piscina (forro de vinil, fibra de vidro ou concreto). Use uma escova para limpar manualmente quaisquer pontos angulares que o limpador não consiga alcançar. 

Passo 5

O filtro da sua piscina coleta resíduos finos e partículas microscópicas para manter a água limpa. O filtro deve funcionar pelo menos 8 a 10 horas por dia. A manutenção adequada do filtro garantirá um desempenho ideal. 

Para filtros de cartucho, o elemento de cartucho pode ser removido e limpo lavando a pressão interna e externamente com uma mangueira de jardim. Se limpos regularmente, os cartuchos devem durar de um a dois anos, dependendo do uso da piscina. 

A retrolavagem na limpeza de piscina reverte o fluxo de água através do filtro e o direciona para o fundo do tanque, através do meio do filtro. Isso irá limpar a sujeira acumulada e detritos para fora da linha de resíduos. A recomendação geral é fazer a retrolavagem do filtro quando a pressão atingir 10 psi acima da pressão inicial de inicialização.

Passo 6

Remova as grades durante a limpeza de piscina de acordo com as instruções do manual do fabricante e molhe com um jato forte de água de uma mangueira de jardim. Encha um grande recipiente de plástico com água morna e adicione cerca de 1/2 xícara de detergente. Mergulhe as grades nesta solução por cerca de 3 a 4 horas. Essa limpeza específica pode ser feita uma vez por ano. 

Após a imersão, enxágue os elementos novamente antes de colocá-los de volta no filtro. Certifique-se de substituir todas as grades danificadas ou rasgadas.

Passo 7

O último componente para realizar a limpeza de piscina corretamente é manter os níveis adequados de produtos químicos. É muito importante testar sua água regularmente para dois fatores principais: pH e desinfetantes. 

Ao testar sua água pelo menos três vezes por semana, você começará a entender como o banhista, o clima (chuva e sol) e a aplicação de produtos químicos afetam a água da piscina. Testes regulares de pH e níveis de desinfetante garantirão água cristalina durante todo o verão.

Passo 8

É vital que o pH adequado seja mantido em sua piscina o tempo todo. Se o pH estiver acima ou abaixo de 7,2 a 7,6, reduzirá muito a eficácia dos produtos químicos da piscina. Use redutor de pH ou aumentador de pH para trazer o pH para a faixa adequada. Se você está com dificuldade de manter seu pH, verifique sua alcalinidade total e certifique-se de que está na faixa ideal. 

Passo 9

Tabletes de cloro desinfetantes são eficientes para usar durante a limpeza de piscina. Esses comprimidos são projetados para se dissolver lentamente, liberando cloro livre na água para eliminar as bactérias e manter a água limpa. 

Certifique-se de usar cloro estabilizado, que resiste aos raios nocivos do sol, fazendo com que dure mais e tenha mais eficácia. Sempre mantenha os comprimidos em seu skimmer, flutuador ou alimentador automático para continuar a higienização.

Passo 10

Conforme os detritos se acumulam na água (como suor, maquiagem, bronzeador e spray de cabelo), podem causar irritação nos olhos e na pele e embaçar a água. 

Esses contaminantes prendem o cloro, impedindo-o de higienizar a água com eficácia. Quando isso ocorrer, é hora de adicionar choque à sua piscina. O amortecedor de piscina, disponível em fórmulas com cloro ou sem cloro, oxida os contaminantes e libera o cloro para manter sua piscina limpa como cristal. 

Agora que você já sabe como fazer a correta limpeza de piscina, considere ler esses outros artigos que também podem te interessar:

Boa leitura!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *