Nesse artigo iremos aprender:

Casas Ecológicas Sustentáveis

As casas ecológicas sustentáveis são tendências que surgiram para promover mais equilíbrio ambiental. Tem como objetivo utilizar recursos que impactam menos a natureza e promovem mais valorização imobiliária e economia para os moradores.

A aplicação do conceito ecológico e sustentável quando aplicado na construção de casas pode te deixar imune às variações das tarifas das concessionárias de energia elétrica e água. 

Como a escassez dos recursos naturais costuma encarecer as taxas gradativamente, construir casas ecológicas sustentáveis é uma forma de se prevenir contra valores abusivos e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Importância das casas ecológicas sustentáveis

Como já está subentendido, a importância dessas casas está no respeito ao meio ambiente, no reaproveitamento de materiais que priorizam a arquitetura verde. 

Além de ser a melhor alternativa para evitar desperdício de materiais, ainda é uma ótima forma de trazer mais verde para centros urbanos que são conhecidos por serem rodeados de concreto e construções desordenadas.

A ideia é trazer mais harmonia com espaços mais abertos e desobstruídos de poluição visual. O conceito de casas ecológicas sustentáveis ganhou mais força no século 21 com a percepção de que problemas como aquecimento global podem realmente impactar a realidade em que vivemos.

A construção de casas assim em larga escala, a longo prazo, pode fazer uma grande diferença, interrompendo ou, ao menos, reduzindo o ritmo de desastres naturais causados por desgaste de recursos.  

O que é uma casa sustentável?

Uma casa sustentável é construída com materiais sustentáveis e tem como objetivo promover mais equilíbrio ambiental, ao mesmo tempo que oferece mais conforto aos moradores. 

Uma casa completamente sustentável deve atender várias exigências técnicas para receber essa designação. Uma delas é a certificação AQUA-HQE e o selo ouro do Green Bulding Council.

Algumas características das casas sustentáveis são a localização geográfica (deve ficar longe das áreas de preservação), sistemas elétricos e hidráulicos com uso racional de recursos, materiais de construção que evitam desperdício e revestimentos sustentáveis

Diferença entre casa sustentável e ecológica

Os dois termos costumam ser usados como sinônimos, mas não significam a mesma coisa necessariamente. Uma casa ecológica tem como foco principal reduzir o impacto ambiental em todas as etapas, desde antes da sua construção. 

Exemplo: casa projetada para total aproveitamento da luz solar para iluminação e com aberturas que promovam ventilação natural, reduzindo o uso de energia elétrica e dispensando a necessidade de ar condicionado.

Já a casa sustentável segue os padrões construtivos urbanos, mas utilizando tecnologias que reduzem significativamente seu impacto ambiental. 

Exemplo: Uma casa situada em um centro urbano que foi reformada, com a implementação de cisterna para aproveitamento da água e inclusão de células fotovoltaicas para geração de energia.

Exemplo: Uma casa situada em um centro urbano que foi reformada, com a implementação de cisterna para aproveitamento da água e inclusão de células fotovoltaicas para geração de energia.

Neste caso, a casa já existia e sofreu modificações sustentáveis que irão gerar economia, seja de energia ou água. 

Porém, nada impede que você atue nas duas frentes, inclusive é até recomendável que você utilize o máximo de alternativas para tornar sua casa não só funcional e eficiente, mas ecológica e sustentável

Vantagens 

  • Economia na construção e redução de custos com contas à longo prazo
  • Bem estar dos moradores
  • Preservação dos recursos naturais
  • Iluminação e ventilação natural mais agradável 
  • Redução de desperdício 
  • Armazenamento de água da chuva para reutilização

Onde buscar inspiração para esses projetos?

A maioria dos engenheiros civis e arquitetos vêm buscando inspiração de projetos da Europa ou Estados Unidos para implementar no Brasil.  

No país, é comum vermos projetos que priorizam soluções para reaproveitar a água da chuva, uso da energia solar, implementação de telhados verdes ou até mesmo jardins verticais. 

Também costuma ser construída pensando em utilizar ao máximo a iluminação natural e reduzir a quantidade de lixo. A construção das casas ecológicas sustentáveis utiliza prioritariamente materiais reciclados. 

Abaixo selecionamos algumas referências de casas ecológicas sustentáveis do Brasil e do mundo para você buscar inspiração. Confira!

1- Casa na Serra

Essa casa na serra nordestina foi desenvolvida pela Duo Arquitetura. Foi construída no Monte das Gameleiras, que fica a 150 km de Natal. Foi construída com muita pedra, madeira, telhado inclinado e com formas modernas. 

O projeto utiliza a arquitetura passiva. Possui grandes aberturas de portas e janelas que promovem mais ventilação e iluminação natural. As telhas são todas recicladas e a água da chuva é armazenada em um reservatório e a água da fossa é usada para irrigar um pomar. 

Casa da Serra Casas campestres por Duo Arquitetura Campestre Madeira Efeito de madeira

2- Casa familiar moderna

Casas Ecológicas Sustentáveis

Localizada nas praias ao norte de Sydney, na Austrália. Essa casa foi desenvolvida com materiais sustentáveis, com blocos de concreto, vidro de baixa emissividade, madeiras sustentáveis, tanques de captação de água da chuva para uso na lavanderia, banheiros e irrigação e um sistema de energia fotovoltaica.

3- Casa para ciclistas

Casa para ciclistas

A casa foi projetada em um condado do Colorado nos Estados Unidos, especialmente para ciclistas profissionais. A casa é bem ampla e faz uso da luz natural em todos os cômodos, além de utilizar técnica solar passiva, massa térmica, concreto estrutural que utiliza cinzas volantes, aço reciclado e alumínio, isolamento de espuma à base de soja, madeira com certificação FCS, iluminação led e vidros de alto desempenho.

4- Casa da Árvore Sustentável

Casas Ecológicas Sustentáveis

Localizada na Virgínia Ocidental, essa casa é uma instalação interpretativa e coletiva direcionada ao Living Building Challenge, situada na floresta na Reserva Summit Bechtel.

Foi desenvolvida como um ícone único de aventura em acampamento, administração ambiental e design inovador de construção.

Planejada em conjunto com o novo selo da sustentabilidade da BSA. O terreno em que se situa é um antigo local de mineração convertido em reserva natural. Conta com painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e um grande sistema de limpeza de cisternas e água.

5- Casa Ranco Cortes

Fachada sur Casas modernas de arquitecturalternativa Moderno

A casa situada em Cuernavaca, Morelos, no México, mistura aço e madeira, sem utilização de concreto. São utilizadas vigas de madeira e espuma de poliestireno como isolante impermeabilizante e termoacústico. Utiliza acabamentos naturais, como pedra e madeira. Foi utilizado  alumínio preto com cristais que impedem a penetração dos raios UV e reduzem a temperatura da casa em 35%.

6- Casa de véu

Casa de véu

Esse projeto desenvolvido pela Candida Tabet fica situado no condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista, São Paulo. A casa foi projetada com brises que atenuam o calor e preservam a vista. 

Fica localizada no campo, em um terreno alto de 35 hectares, com pouca vizinhança e próxima a um bosque preservado. As grandes portas e janelas criam uma ventilação cruzada que dispensa o uso do ar-condicionado.

Foi utilizada uma estrutura seca, com vigas de madeira, livres de encaixes e acessórios metálicos, além de lajes de cobertura e piso intermediário também de madeira. Toda a estrutura aparente é de madeira de eucalipto reflorestado, a casa não tem forro, e as junções entre um pilar e o outro são expostas.

Confira também esses conteúdos:

Gostou das casas ecológicas sustentáveis? Qual projeto gostou mais? Deixe um comentário! 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *