Bordas para piscina de concreto

Escolher bordas para piscina de concreto costuma ser uma decisão inteligente que realça a beleza da sua piscina e ainda oferece mais segurança.

Muitas pessoas tem o sonho de ter a piscina perfeita em casa para ter um momento de diversão em família nos finais de semana e poder ter aquele descanso merecido.

Para fazer a escolha certa, é preciso avaliar tanto a beleza quanto a segurança e conforto. Além da escolha da piscina em si, você precisa refletir sobre as bordas para piscina de concreto que irá dar o acabamento final.

O que são bordas para piscina de concreto?

A borda para piscina é o material usado para dar o acabamento à sua piscina e juntá-la ao deck da piscina. É uma camada de material que recobre a piscina e pode ser usado para trazer mais segurança para a área de piscina, oferecendo uma divisória ou separar visualmente o deck de concreto.

A borda é construída para ocultar o aço que se projeta nas paredes da piscina.

Também evita que a água fique atrás do casco da piscina e integra o acabamento e o revestimento da piscina, trazendo mais beleza.

Se a borda for instalada corretamente, toda a água que for espirrada para fora da piscina será absorvida novamente.  

Tipos de bordas para piscina de concreto

Existem várias bordas para piscinas de concreto disponíveis e, além de avaliar a funcionalidade, deve-se pensar em alguma proposta de decoração que converse com o ambiente em que será instalado.

Pensando nisso, abaixo estão algumas bordas que você pode considerar no momento da escolha:

Borda tradicional

Essa borda é aquela costumeiramente usada em piscinas de natação, que tem formato arredondado e são mais elevadas para garantir a segurança. Sua composição geralmente é um material antiderrapante e atérmico.

Borda praia

Bordas praia

Essa borda tem muito estilo e traz um efeito que remete às caminhadas na areia. Dependendo do local onde será instalada sua piscina você pode optar por essa borda. Ela começa com o mesmo nível do solo e depois segue com uma rampa para a parte mais funda.

Borda infinita

A borda infinita traz um aspecto elegante à sua piscina. Traz a sensação de que um lado da piscina está flutuando e geralmente utiliza-se decoração natural misturando natureza para compor o visual. Pode ser instalada em locais que tem vistas incríveis para a natureza, pois trazem mais inspiração.

Borda atérmica

Borda atérmica

São feitas com material cimentício. Bordas atérmicas não absorvem o calor do sol, por isso não aquecem as bordas da piscina, o que oferece mais segurança às caminhadas. Está disponível em diferentes cores e texturas para combinar com o seu projeto. 

Pedras naturais

Pedras naturais

Esta borda é texturizada, natural e pode ou não se estender sobre a água. Ideal para criar uma aparência natural ao redor da piscina, especialmente quando usada pedras naturais.

Encontre as melhores casas com piscina pelo Brasil.

Segurança da borda

Algumas recomendações de segurança são importantes para evitar acidentes. A dica principal é: escolha sempre escolher bordas para piscina de concreto que sejam atérmicas e antiderrapantes.

É necessário se preocupar com esses detalhes para evitar acidentes. Além disso, a escolha da borda de piscina cimentícia é que ela é muito mais resistente e durável do que outros modelos. Isso é realmente importante, pois você certamente não quer uma borda ou piso de piscina manchada ou rachada em pouco tempo.

Por isso que a escolha não deve ser norteada apenas pela aparência, mas também na qualidade dos produtos escolhidos. Existem 5 pontos que você deve considerar para escolher as bordas para piscina de concreto:

  • Resistência a manchas
  • Anti-derrapante
  • Tolerância ao sol
  • Durabilidade
  • Estabilidade

Resistência à mancha

As bordas, assim como o piso da área externa pode ficar exposta a várias situações que podem causar manchas, como derramamentos de bebidas alcoólicas ou outros alimentos. Além disso, a própria vegetação e folhas caídas misturadas com a água da chuva podem resultar em manchas.

Você pode reduzir o risco de manchas selecionando um piso para borda com baixa capacidade de absorção. As manchas ficam mais evidentes naquelas de aparência uniforme e tons médios. Escolha por tonalidades que disfarcem as manchas, com baixa absorção ou materiais que podem ser impermeabilizados. 

Anti-derrapante

A segurança ao redor da piscina deve incluir a instalação de pavimentos antiderrapantes. Existem opções com uma textura granulada que permite melhorar a aderência de contato do piso com os pés e evita escorregões mesmo quando molhado.

A sujeira pode começar a acumular em bordas de superfícies de textura áspera, mas isso geralmente pode ser solucionado com uma mangueira de alta pressão e vassoura de cerdas duras.

Tolerância ao sol

O entorno da piscina é um ambiente que fica altamente exposto ao sol e as intempéries do tempo. O piso das bordas para piscina de concreto devem ser altamente resistentes a altas e baixas temperatura. A exposição solar intensa pode danificar alguns pisos de baixa qualidade, por isso que vale a pena pensar bem antes escolher um piso para borda.

Resistência

É importante que o piso tenha resistência adequada para suportar diferentes pesos mesmo quando seco ou molhado. Alguns tipos de pedras sedimentares, como arenito e calcário, podem perder mais de 50% de sua força quando molhados, isso é algo a se considerar.

Um bom projeto de pavimentação pode auxiliar na instalação. Por exemplo, dobrar a espessura da borda aumenta a carga de ruptura em até quatro vezes, enquanto o uso de unidades de pavimentação quadradas reduz o risco de quebrar.

Estabilidade

A umidade pode levar à expansão e contração de minerais dentro da pedra, o que pode levar à decomposição. Os tipos de rochas que têm um alto teor de argila ou contêm minerais expansivos, como alguns arenitos vulcânicos, podem tornar a pedra dimensionalmente instável. As pavimentadoras longas e finas apresentam um risco maior de deformação.

A inclusão de juntas de expansão regulares pelo menos a cada 4,5 metros e o uso de adesivos de fixação rápida podem reduzir o risco de deformação. Certifique-se também de que existe uma junta de dilatação ativa na piscina que pavimenta entre a viga da piscina e o resto da pavimentação.

As unidades de pavimentação quadradas são geralmente mais estáveis ​​dimensionalmente do que as unidades retangulares longas. Aumentar a espessura também melhora a estabilidade do piso.

Ao discutir seu projeto com o fornecedor, é importante fornecer o máximo de informações possível sobre o seu projeto. É de seu interesse que o fornecedor compreenda totalmente o que você precisa para que ele possa fornecer um produto adequado aos seus objetivos.

Confira outros artigos que podem te interessar:

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre instalação ou tipos de bordas, entre em contato com a Drenaltec.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *