casa pós-pandemia

Depois de tantos dias de confinamento, muitas coisas vão mudar nas nossas relações com outras pessoas, ao sair de casa e também dentro da nossa própria casa quando tudo isso acabar. Nosso estilo de vida já mudou completamente, o que significa que nossas necessidades e prioridades são diferentes daquelas que tínhamos antes da pandemia. 

Muitos países que têm a pandemia mais controlada já estão retornando algumas atividades e a vida social aos poucos, mas mesmo quando chegar nesse ponto, teremos que estar mais atentos à higienização e aos objetos que vamos trazer para dentro de casa com o cuidado de não trazer contaminação para o nosso lar. 

Veja algumas adaptações e mudanças para você aplicar dentro da sua casa, para trazer mais segurança para todos.

O hall de entrada se tornará uma área crítica da casa

Hall de entrada

O hall de entrada da casa torna-se uma área muito importante e ponto crítico. Temos que abrir espaço nessa área, para que um objeto contaminado não traga o vírus para dentro de casa. A entrada deve ser um espaço funcional e adaptado para receber pessoas ou objetos. 

Deixe desinfetantes e outros produtos de higiene no corredor para nos fazer sentir confortáveis e seguros antes de entrar em casa. Além disso, uma lata de lixo com tampa e pedal, para que seus convidados possam jogar fora luvas ou máscaras descartáveis. Também vale deixar alguns sacos de plástico para que possam deixar suas máscaras caso sejam reutilizáveis.

A cozinha, o coração da casa

casa pós-pandemia

A cozinha é um dos lugares que mais passamos tempo, principalmente durante a quarentena e, por isso se tornou o coração da casa.

É nesse local que você certamente higieniza todo e qualquer produto que chega em casa, seja alimentos do supermercado ou outros objetos comprados. É lá que você desinfeta tudo que entra.

Se você tiver um espaço pequeno, porém organizado, será muito fácil higienizar com rapidez e conveniência. Reserve uma área limitada para colocar as sacolas de compras, deixe uma tigela para colocar frutas e legumes antes de desinfetá-la.

Se você convidar seus amigos, o ideal é montar uma área de piquenique externa e não expor a casa ao vírus. Mas, se esse não for o caso, antes que seus convidados cheguem, você deverá ventilar bem a casa e limpar as superfícies de contato mais comuns. Não se esqueça de limpar interruptores, botões, controle remoto…

O banheiro, um ponto importante ao receber visitas

casa pós-pandemia

Uma das recomendações para evitar o contágio é lavar as mãos com frequência. Nesse sentido, é importante que o banheiro tenha sabonete líquido com um dispensador. Se muitas pessoas vão para casa, é melhor colocar toalhas de papel para evitar contágio. 

Se houver poucos convidados e você tiver espaço, também poderá colocar uma toalha para cada unidade familiar que o visitar, se possível em cores diferentes para evitar confusões. Deixe também sempre álcool em gel disponível não só na entrada da casa, mas também banheiros. 

A sala deve oferecer distanciamento seguro

sala com distanciamento

A sala deve se adaptar às necessidades da família durante este período. Se no futuro você for receber visitas, você deve transformá-la em um ponto de encontro seguro, que ofereça distanciamento entre os convidados.

Se você tiver uma sala grande, espaçosa, melhor ainda. Se precisar, mude os móveis de lugar para abrir espaço. Adquira cadeiras, poltronas e puffs individuais para alocar as pessoas. 

Procure adquirir poltronas e puffs com tecidos fáceis de limpar para que você possa higienizar com mais facilidade depois que eles forem embora. Isso oferece mais praticidade para todos. Caso já tenha as poltronas e forem de tecido difícil de lavar, compre capas para cobrir e remover após os convidados irem embora e lavar adequadamente.

Criar espaço suficiente para manter a distância é importante. É um bom momento para seguir o conselho de Marie Kondo e seu método de classificação!

Método Marie Kondo de Organização da Casa

Método Marie Kondo

O método KonMari promete eliminar a bagunça de vez. Você começa descartando coisas, e, em seguida, organiza o ambiente inteiro, completamente, de uma só vez. Segundo Marie Kondo, se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar. O apelo desse método é que ele pode ser aplicado a todas as áreas da sua vida.

1. Arrume direito e de uma só vez

Você precisa se comprometer a arrumar a casa toda de uma vez só e prometer não desistir no meio do caminho. Isso evita o efeito rebote da bagunça.

2. Imagine o estilo de vida ideal

Imagine como é a casa dos seus sonhos, procure imagens para se inspirar e foque no que você idealizou, isso te ajudará no processo.

3. Descarte tudo para depois organizar

Primeiro descarte tudo o que você não precisa para depois pensar em organização. Você só conseguirá planejar onde irá guardar as suas coisas quando tiver decidido o que manter e o que jogar fora. 

4. Organize por categoria e não localização

Um dos principais erros que as pessoas comentem é arrumar um cômodo por vez. Essa abordagem não funciona, pois muitas vezes, temos itens da mesma categoria armazenados em diferentes locais da casa. 

5. Siga uma ordem coerente

Para ter sucesso, é essencial que você siga a ordem correta das categorias:

  • Roupas
  • Livros
  • Documentos e papeis
  • Itens diversos
  • Itens de valor sentimental

6. Deixe em casa só o que te faz bem

O critério para escolher o que guardar e o que descartar é pensar se o objeto nos faz feliz. Segure cada item e sinta seu corpo reagir a isso. Se você sentir algo positivo, mantenha, caso contrário descarte.

Aplicando essas dicas você terá muito mais segurança em casa. Lembrando que essas dicas valem apenas quando a quarentena acabar e quando a pandemia estiver mais controlada. Até lá, evite aglomerações em casa. 

Fonte: https://azulevgrupo.com/en/blog/prepare-your-house-for-new-normal

[avs_toc]

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *