vantagens de usar revestimento

O revestimento é uma ótima alternativa para mudar ambientes sem precisar investir em grandes reformas. Confira outras vantagens desse recurso decorativo.

No decorrer de uma obra é normal nos depararmos com diversas dúvidas sobre materiais e orçamento. Uma dessas questões está ligada ao uso de revestimentos.

Apesar de ser uma ótima alternativa para quem prioriza a estética, muitas pessoas ainda têm dúvida do que é o revestimento e de suas vantagens.

Se você é uma dessas pessoas, continue lendo para saber mais!

O que é revestimento

Às vezes, quando visitamos uma loja de construção a tarefa de distinguir pisos e revestimentos se torna confusa. Isso porque, ambos parecem iguais se passarmos os olhos rapidamente pelos expositores.

Mas, atenção! Apesar de usarem técnicas parecidas os dois têm propostas diferentes.

O revestimento é, basicamente, a camada externa que cobre a camada de alvenaria das paredes. Ele pode ser de diversos tipos de materiais, como azulejos, porcelanatos, pastilhas, entre outros.

Atenção na escolha

Ao optar pelo revestimento em detrimento da pintura você causa um impacto na estética e no estilo do ambiente em questão.

É importante mencionar que a decisão da melhor alternativa precisa ser baseada no local em que ele será aplicado. Isso porque, o tipo de material está diretamente relacionado à função do cômodo e a exposição ao sol.

Sendo assim, o material usado na área externa do imóvel vai ser diferente do utilizado no interior, já que do lado de fora ele estará exposto ao sol, chuva, ventos e poluição.

A boa notícia é que existe uma ampla gama de produtos oferecidos no mercado. Assim, você pode dispor de diferentes cores, texturas e materiais.

Essa diversidade oferece também uma infinidade de possibilidades. Seja para modernizar, clarear ou repaginar um ambiente, como banheiros, salas, cozinhas e, até, fachadas, certamente você irá encontrar algum modelo que te agrade.

A seguir, confira mais algumas vantagens do revestimento.

1. Durabilidade

Uma das grandes vantagens do revestimento é sua durabilidade. Por ser resistente a intempéries da natureza você não precisará se preocupar com temporais, por exemplo, e nem com crianças jogando bola dentro de casa.

O azulejo, por exemplo, é o revestimento mais utilizado em cozinhas e banheiros, porque a sua resistência e durabilidade fazem dele a alternativa perfeita para ambientes molhados.

O porcelanato, por sua vez, é indicada para todo o tipo de ambientes, pois requer pouca manutenção e é mais econômico. Para mantê-lo em bom estado basta limpar periodicamente e evitar contato com produtos abrasivos.

2.Versatilidade

Como dito anteriormente, existem no mercado diversas opções de revestimento para todo o tipo de necessidades, sendo um item versátil.

Os ladrilhos hidráulicos são ótimas escolhas decorativas, pois tem uma grande variedade de estilos e desenhos, cores e modelos, perfeitos para quem não tem medo de ousar e quer mudar a cara das cozinhas, espaços gourmet e, até mesmo, lugares com grande circulação de pessoas.

Já revestimentos feitos a base de madeira conferem aos ambientes internos a sensação de conforto e calor. Ao optar por ela você deixará o ambiente mais aconchegante e sofisticado.

3. Economia

Muita gente acha que para repaginar completamente a casa ou um cômodo específico é preciso gastar rios de dinheiro com reformas e móveis novos. Bom, elas não poderiam estar mais erradas.

Com o revestimento você consegue repaginar o ambiente sem comprometer muito o seu orçamento. Apesar de ser necessário, na maioria das vezes, contratar mão de obra especializada para fazer a instalação, há opções de revestimento com ótimo custo x benefício.

Os azulejos conhecidos como subway tiles, ou azulejos do metrô, utilizados no metrô de Londres do século 20, dão muita personalidade ao cômodo.  Seu formato retangular permite diferentes composições, além de ser disponibilizado, atualmente, em diversos modelos e cores.

A cerâmica é uma das opções mais populares, também, por conta dos seus preços acessíveis.

4. Praticidade

Outra lenda das mudanças é que elas não podem ser práticas. Engana-se quem pensa que para mudar é preciso fazer aquela quebradeira de enlouquecer qualquer um.

Os ladrilhos são fáceis de aplicar e não geram muita sujeira ou bagunça. Já os papéis de parede são tão práticos que podem ser aplicados por você mesmo.

Esse último é feito de papel, porém, a tecnologia de produção permite com que ele tenha uma alta resistência. O seu custo também é baixo se comparado com outros materiais de revestimento.

Agora é só escolher o seu!

Após a leitura desse conteúdo  deu para perceber que os revestimentos são uma ótima escolha para quem quer transformar sua casa ou negócio, mesmo que não seja muito experiente em reformas ou decorações.

Ele é um recurso que traz mais qualidade de vida e muda completamente a estética do espaço, quase como se ele tivesse passado por uma reconstrução completa.

Para ilustrar melhor os resultados decorrentes do uso de revestimentos vale fazer uma analogia com a odontologia:

Imagine que uma pessoa não esteja feliz com o próprio sorriso e sonha em ter o sorriso das capas de revista. Então, ela começa a buscar por diversas soluções e  entre os termos pesquisados estavam “implante dentário valor”, “quanto custa um clareamento” e “clareamento a laser valor”.

Ao final da pesquisa ela percebe que pode ter o sorriso dos sonhos sem precisar fazer procedimentos muito caros ou invasivos. Então, escolhe o clareamento dental e vê o seu sorriso e sua feição mudar completamente.

O mesmo pode ser dito do revestimento, com poucos investimentos é possível fazer uma enorme mudança no seu espaço.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.

[avs_toc]

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *