decoração da sala de estar

Assim como a cozinha, a sala de estar é o coração da casa. É lá onde você passa momentos de relaxamento e lazer com toda a sua família. Por isso que, nesse artigo vamos te trazer algumas dicas de decoração da sala de estar para você ter o máximo conforto nesse espaço tão especial.

Com os móveis e as peças decorativas certas, você pode transformar completamente a estética desse cômodo, sem precisar fazer grandes investimentos. Confira abaixo algumas fotos e inspirações para repensar a decoração da sala de estar!

1- Design Rústico

Vigas de madeira e peças decorativas podem adicionar textura e realçar o toque rústico de uma sala de estar. Um revestimento que imita madeira pode trazer esse aspecto. Uma outra opção é o revestimento tipo tijolinho, que traz muito estilo. 

2- Abuse do branco

Uma sala de estar toda branca não precisa ser entediante. Traga mais vida a esse cômodo através de vasos de plantas e quadros decorativos.

3- Luminária colorida

Renove uma luminária simples com algumas camadas de tinta, lâmpadas redondas e outras ideias. Cores ousadas no alto trazem uma vibração eclética para decoração da sala de estar.

4- Espelho inclinado

Para uma aparência mais relaxada, coloque um espelho encostado em uma prateleira na parede, sem necessidade de furar a parede e trazendo um design mais minimalista. 

5- Folhas verdes em destaque

Preencha qualquer canto subutilizado com uma planta de grandes dimensões para torná-lo o ponto focal da sala. 

6- Paleta de cor calmante

Deixe as vibrações fluírem na decoração da sala de estar com uma paleta de cores relaxantes. Tente usar o tom mais suave do ambiente que recebe mais luz natural e, em seguida, trabalhe tons mais profundos de azul e cinza para criar um contraste.

7- Madeira e cobre

Adicione toques metálicos com peças de madeira tradicionais para adicionar profundidade e interesse visual na decoração da sala de estar.

8- Melhore o fluxo e circulação

Não se preocupe tanto sobre onde coloca os móveis, mas sim sobre o estilo das peças que você escolhe. Uma dica bem legal é colocar peças redondas que facilitam a circulação das pessoas, como uma mesa de centro redonda, por exemplo, bem como poltronas versáteis e banquinhos.

9- Sofá de Veludo

Faça sua sala parecer mais arejada (e espaçosa), substituindo um sofá volumoso por sofás de veludo. Afinal, o que é mais luxuoso do que veludo no décor?

10- Móveis baixos

Peças baixas, como este sofá estofado, dão um toque aconchegante a uma planta baixa aberta. Use tapetes para definir áreas individuais dentro do espaço.

11- Assentos Confortáveis

O estilo do assento pode ser chic, mas sua mobília ainda pode ser aconchegante. Sofás e poltronas luxuosas ajudam a trazer uma decoração da sala de estar mais clássica, mas ainda assim devem ser confortáveis e funcionais.

12- Family friend

Sim, móveis brancos podem funcionar em uma casa com crianças. Basta escolher tecidos duráveis ​​(um sofá de couro) e superfícies (a cadeira de balanço de plástico, a mesa de laca) que possam ser facilmente limpas.

13- Tapete decorativo

A chave para destacar uma poltrona ou sofá está no tapete. Um tapete estampado destaca a mobília neutra de uma casa, enquanto um travesseiro em tons semelhantes adiciona outro toque à poltrona.

14- Pequenos ajustes

Renove uma sala repensando as peças que você já possui. Use o resto da tinta da parede na moldura de uma cadeira velha ou reforme cortinas e travesseiros costurando enfeites sofisticados na borda.

15- Texturas e padrões

Adicione mais textura e padrões em tons suaves. Em uma casa de praia, por exemplo, estampas suaves na mesma paleta evitam que um ambiente neutro pareça insosso.

16- Cortinas transparentes

A maneira mais rápida de deixar a luz entrar está na cortina. Substitua as cortinas de tecido pesado por outras transparentes, certificando-se de que elas cheguem até o chão. Para acentuar um teto alto, coloquye as cortinas cerca de 30 centímetros acima das janelas e portas.

17-Segunda camada

Adicione pranchas de madeira velhas a uma mesa de centro e instale uma prateleira extra para trazer uma segunda camada à sua decoração da sala de estar. E não precisa pintar – o acabamento envelhecido traz mais personalidade.

18- Materiais de bônus

Não se esqueça de enaltecer a cor com a textura natural. Cestos de vime, um espelho com moldura de madeira e uma cômoda de madeira antiga pode trazer à vida uma sala de estar através de tons quentes.

19- Texturas Naturais

Esta casa de campo aproveitou o estilo country. Os neutros subutilizados, a ferrugem e o carvão ecoam em elementos amadeirados como carvalho, cedro, pedra e couro.

20- Piso de madeira


A decoração da sala de estar dessa casa traz um aspecto boêmio graças ao piso de madeira e as paredes em tom cinza. O sofá extravagante e as almofadas étnicas complementam o décor. 

21- Peças de segunda mão

Adicione personalidade em sua sala de estar com tons enérgicos e achados peculiares de segunda mão, como o sofá coral e as peças douradas deste apartamento colorido.

22- Mistura Eclética

Esta casa tem uma decoração da sala de estar equilibrada sem se esforçar muito para combinar. Os móveis e as peças de destaque são muitos, mas o design simétrico traz equilíbrio ao visual.

23- Pequena galeria

Que tal adicionar alguns quadros com artes em alguma parede em destaque? Com isso você pode criar uma pequena galeria. Fica moderno e lindo! 

24- Elegância Clássica

Posicione seu sofá sob uma janela grande para permitir que a luz do sol seja o ponto focal de um ambiente neutro.

25- Harmonia de cores

A mobília de estilo tradicional ganha um toque de estilo real com ricos detalhes em roxo e um tapete grande para ancorar o espaço de conversação.

26- Simetria Perfeita

Na dúvida, a escolha de duas poltronas iguais (ou mesas de centro, luminárias, travesseiros, molduras) sempre contribui para um visual equilibrado.

27- Leve e arejado

Os sofás brancos são um verdadeiro clássico e têm uma aparência simplesmente adorável combinada com detalhes em estilo jardim, como um tapete floral. Essa é uma decoração da sala de estar mais clean, mas que agrada muita gente.

28- Menos é mais

Experimente uma atitude menos é mais, mantendo linhas claras e uma paleta de cores neutras. Um tapete e almofadas mantém o espaço quente e convidativo.

29- Use o dourado

Um par de poltronas amarelas ficam ainda mais iluminadas com esse espelho dourado brilhante.

30- Toque turquesa

Se você quer fugir do neutro, escolha apenas uma cor da sua preferência (e mantenha as paredes em um bege claro, como nessa decoração da sala de estar) e invista nas variações de tons da cor escolhida.

Leia também alguns outros conteúdos:

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *