Nesse artigo iremos aprender:

tendências de arquitetura 2020

As tendências arquitetônicas para 2020 têm uma coisa em comum: um compromisso com a arquitetura sustentável. A sociedade em geral está evoluindo em direção ao compromisso ambiental e as tendências arquitetônicas seguem esse fluxo. 

O uso de materiais recicláveis, edifícios auto-suficientes e instalações de todos os tipos que respeitam o planeta estão se tornando cada vez mais frequentes. 

Veja essas tendências abaixo e use para se inspirar nos seus próximos projetos.

1. Estilo Industrial

tendências arquitetônicas para 2020

É definido por formas assimétricas na construção, dando um estilo mais urbano à decoração de uma casa ou até mesmo um comércio, como um café, um coworking ou lanchonete.

É caracterizada pela combinação de ferro, madeira, alumínio e até plástico reciclado, o que torna a construção mais barata. Linhas simples e a ausência de elementos de superfície também são características do estilo industrial.

2. Casa Inteligente

Casa inteligente

É uma tendência ascendente, tanto para ambientes novos quanto para reformados. Sistemas automatizados para controlar a temperatura, luz ou segurança das casas são cada vez mais procurados.

Uma casa inteligente oferece aos seus moradores maior conforto e reduz as contas de consumo. A arquitetura domótica é um reflexo da consciência social de cuidado com o meio ambiente e a necessidade de consumir a coisa certa.

3. Espaços Abertos

O compromisso de integrar diferentes áreas da casa para criar ambientes abertos e polivalentes está se tornando mais comum. Esta solução permitirá mais praticidade para você e toda sua família.

Use materiais de construção que sirvam de elo entre as salas e traga uma decoração coerente, para ganhar espaço e luz.

A integração de cozinha e sala de estar é a mais comum em apartamentos com pouca metragem, mas você também pode optar por unir a sala com terraço ou a sala de estar com o quarto. No mercado, existem móveis dobráveis e retráteis que, nesses casos, ajudarão você a se mover naturalmente por toda casa.

4. Cozinha Como Centro

É na cozinha que preparamos a comida e, em muitas ocasiões, a família se reúne para comer. Mas também é o lugar favorito para as crianças brincarem ou para os convidados tomarem um drink.

A tendência de cozinha para 2020 é ampla, espaçosa e geralmente conectada à sala de jantar ou estar. Assim você integra os espaços de forma harmônica e traz praticidade para os moradores e também visitas. Se quiser você pode colocar algumas divisórias para uma separação.

5. Banheiro Como Espaço Relaxante

O banheiro não é mais apenas o espaço dedicado aos cuidados pessoais. Agora é entendido como o lugar para relaxar após um dia de trabalho exaustivo. O banheiro é o melhor lugar para se desconectar do lado de fora e liberar as tensões. O design e a decoração do banheiro pode ajudar nesse momento.

Uma tendência muito comum é integrar sauna, banheira de hidromassagem e chuveiro em um único lugar. 

As novas tendências apostam em revestimentos em cores muito claras ou branco, com materiais que facilitam a limpeza e transmitem calma e serenidade. 

O chuveiro se torna o principal protagonista do banheiro, seja uma cabine de hidromassagem ou um chuveiro com tela. É importante que tenha as dimensões certas para que seu uso seja confortável para todos os moradores.

Os móveis simples, com capacidade de armazenamento, para ter tudo recolhido, e uma planta trarão a atmosfera necessária para desfrutar de momentos incríveis de relaxamento.

6. Pisos e Paredes em Destaque

Esses elementos decorativos assumem um papel maior nas tendências arquitetônicas de 2020. Revestimentos que imitam diferentes materiais são utilizados por sua funcionalidade.

Você poderá colocar revestimentos com uma grande variedade de texturas e cores, imitando pedra, madeira ou cimento polido, entre outros materiais. Certifique-se de sempre comprar produtos ecológicos em sua fabricação. 

7. Combinações Inusitadas

tendências arquitetônicas para 2020

O mercado oferece uma variedade de estilos e cores de materiais de construção que dificultam a escolha de uma única opção. É por isso que em 2020 utiliza-se uma infinidade de formas e materiais, combinados adequadamente.

Amarelo em seus diferentes tons; do rosa antigo ao vermelho; azulejos com texturas que imitam veludo cotelê ou tweed. Em suma, uma explosão de formas e cores que transformará a construção e decoração de casas e ambientes de trabalho em espaços intensos e cheios de vida.

8. Branco em Excesso

decoração branca

O branco em suas diferentes tonalidades continua sendo o protagonista do design de interiores, sozinho ou combinado com outras cores, como preto, mostarda ou cinza. Nos revestimentos de parede e piso, ele dá luminosidade aos quartos e os amplia visualmente.

Além disso, reflete toda a luz recebida, razão pela qual é recomendada no caso de salas escuras. Utilizado na medida certa, por exemplo, em azulejos para banheiros, o branco fornece um excelente resultado estético.

9. Ambientes Remodelados

O princípio de obter melhores resultados e minimizar obras é uma tendência em 2020. Reformar prédios antigos e, em muitos casos, prédios históricos, para dar a eles uma nova utilidade é uma tendência.

A reforma das casas para adaptá-las às novas demandas sociais e proporcionar mais conforto também vêm sendo explorada. Essas ações têm a vantagem de um custo econômico menor do que a construção do zero..

10. Novo Minimalismo

A tendência ao minimalismo na arquitetura se traduz em um compromisso com formas simples, usando materiais modernos e de vanguarda. Esse estilo é muito utilizado em projetos residenciais ou de hotelaria, bem como centros comerciais e shopping centers. 

Geralmente são utilizados materiais de qualidade para garantir isolamento térmico e acústico, o que resultará em economia econômica e benefício ambiental.

11. Espaços Colaborativos

Este conceito cria ambientes de trabalho inovadores através de espaços abertos e transparentes. De acordo com a nova metodologia de trabalho, que defende a colaboração e o trabalho em equipe, os escritórios são concebidos como espaços em constante mudança e podem ser adaptados a qualquer momento às necessidades dos usuários.

Esse estilo, quando usado em residências, cria espaços multifuncionais sem paredes divisórias entre algumas salas ou separadas por paredes de vidro.

12. Espaços ao Ar Livre

Decoração em ESPAÇOS AO AR LIVRE

Os terraços e varandas podem ser desfrutados durante todo o ano, se você os condicionar adequadamente. A tendência na arquitetura são os armários envidraçados sem perfis, as chamadas cortinas de vidro, que permitem que o espaço se abra completamente. 

A utilização de materiais antiderrapantes é indispensável para esses ambientes. Outra ideia também é o piso drenante, que pode ser de grande ajuda nessas ambientes. 

13. Menos Ruído e Mais Luz

O ruído é um poluente ao qual estamos expostos dentro e fora de nossas casas. É por isso que mais e mais projetos de arquitetura são feitos pensando nesse incômodo, usando distribuições e materiais que minimizam o ruído dentro das habitações.

Ao mesmo tempo, a tecnologia arquitetônica é desenvolvida para que os edifícios aproveitem a luz natural que recebem do sol. Os projetos que integram a iluminação artificial da maneira mais natural possível são uma tendência, com holofotes ocultos entre os móveis ou na forma de luz quente indireta.

14. Novos Materiais de Construção

tendências arquitetônicas para 2020

Estruturas feitas de materiais reciclados, como plástico ou métodos tradicionais de construção, serão implementadas para conter a destruição ambiental e combater as mudanças climáticas. Empresas sustentáveis e certificadas serão cada vez mais procuradas por arquitetos, designers e engenheiros civis. 

Leia também nosso artigo de Casas Ecológicas e Sustentáveis para se inspirar em alternativas. 

15. Casas Passivas

CASAS PASSIVAS

O que surgiu como uma tendência na arquitetura, a casa passiva, tornou-se uma filosofia de vida e uma maneira de entender como o relacionamento com o meio ambiente deve se desenvolver. 

O projeto arquitetônico dessas casas tem o objetivo principal de usar os recursos disponíveis para maximizar a economia de energia. Assim, as casas passivas contribuem para melhorar a saúde e a qualidade de vida de todos.

A preocupação com o meio ambiente é uma das principais tendências arquitetônicas de 2020. O uso de materiais menos poluentes e mais sustentáveis ​​é cada vez mais um objetivo de administrações públicas e empresários na construção de edifícios e casas.

Talvez você se interesse também pelo nosso artigo com Pisos Ecologicamente Corretos, vejas as opções e se inspire.
O que achou dessas tendências? Já utilizou alguma delas em algum projeto? Deixe um comentário! Conheça nossos produtos.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *