decoração de jardim

Essas inspirações de decoração de jardim são a chave para a criação de um projeto que você vai adorar nos próximos anos. 

Esteja você procurando ideias de paisagismo para reformar seu espaço ao ar livre ou uma inspiração de design mais personalizada, como móveis de jardim, pavimentação, luzes, plantas, bordas, deck de madeira ecológica  e muito mais!

Compilamos algumas ideias de decoração de jardim incríveis para ajudá-lo a transformar seu quintal, seja grande ou pequeno e ainda valorizar o imóvel. Confira!

1. Planeje o plantio

Os melhores projetos de jardim começam com o plantio. Portanto, plante arbustos e flores pelo caminho ou faça cercas vivas, ficam lindas e trazem mais verde e vida para seu jardim.

Escolha de 5 a 6 tipos de plantas e flores diferentes e repita para criar um padrão e efeito harmonioso no seu jardim. Um metro ou mais de profundidade é um tamanho perfeito para uma borda, dando a você espaço suficiente para colocar plantas menores na frente e as mais altas atrás.

Lembre-se, canteiros estreitos e baixos podem definir áreas de estar. Escolha plantas perfumadas, como lavanda ou flor de laranjeira. 

Se você não tiver espaço para canteiros de um metro de profundidade, você pode colocar alpinistas na parte de trás da borda para que ainda possa obter altura no plantio. Se optar pelas trepadeiras, opte por uma perene como a clematite, que proporciona um visual bonito e colorido.

Está preocupado com o impacto ambiental do seu jardim e sua casa como um todo? Confira nosso artigo com dicas de casa ecológica para aplicar e tornar tudo mais sustentável. 

2. Defina o pavimento

A cor e o estilo do pavimento e a forma como é colocado podem fornecer uma orientação de decoração de jardim forte. Por exemplo, uma pedra cinza ou branca colocada em um padrão aleatório definirá o cenário. O pavimento preto ou prateado organizado em um design regular formará o cenário perfeito para um esquema elegante e moderno, enquanto a pedra dourada disposta em um padrão misto cria uma sensação mais ousada.

Se pretende criar o jardim dos seus sonhos, a atenção aos detalhes é tudo. Crie um belo esquema coordenando suas plantas com sua escolha de pavimentação. Por exemplo:

  • Pedra cinza ou branca fica bem com flores roxas e brancas
  • O pavimento preto e prata fica incrível com cores fortes como vermelho, laranja e amarelo
  • O pavimento dourado funciona com flores que apresentam tons suaves – rosa, lavanda e amarelo-giz.

É uma boa ideia criar um fluxo de movimento de sua propriedade na decoração de jardim. Ao garantir que seu pavimento esteja no mesmo nível do piso interno, você pode desfocar as linhas entre o interior e o exterior da propriedade. Confira algumas sugestões de pisos ecológicos para área externa que podem te ajudar na escolha.

3. Crie nivelamentos

Seu jardim está em níveis diferentes? Se você não gosta da ideia de incorporar degraus de pedra, pode obter uma aparência perfeita com seu gramado existente, por exemplo, permitindo o fluxo de um espaço para o outro. 

Procurando ideias de decks? Se você tiver um jardim irregular ou inclinado, o deck é uma opção ideal e econômica para nivelá-lo. O deck também pode ter níveis divididos e incluir degraus, tornando-o o espaço ideal para mobília de jantar e, devido ao seu uso, uma área de jardim com deck normalmente precisa suportar o tráfego intenso de pedestres. 

O Woodmax pode ser um excelente piso para deck. Ecologicamente corretas, antiderrapantes e livres de manutenção, esse material é uma mistura de resinas compostas e cimento, oferecendo a beleza e versatilidade da madeira natural sem manutenção. 

4. Defina os móveis

Para pátios e jardins menores, opte por móveis dobráveis ​​ou bancos que podem ser colocados sob a mesa de jantar quando não estiverem em uso. Os sofás em forma de L podem ser surpreendentemente compactos, mas são luxuosos. Espaços maiores podem receber conjuntos de assentos completos, com cadeiras, sofás e mesas combinando; espreguiçadeiras ou cadeiras suspensas e assentos giratórios que são ótimas ideias de decoração de jardim.

Invista em um bom conjunto de móveis de jardim que durará muitos anos. Considere o espaço e deixe espaço suficiente para que cada pessoa possa se sentar confortavelmente. Não se esqueça de equipar com almofadas externas para maior conforto.

5. Triagem e zoneamento

Você também deve pensar em áreas de triagem para criar ‘cômodos’ separados na decoração de jardim. Se você tiver reformando seu quintal, repense o paisagismo e como dividir áreas através de pérgulas, cercas ou através de plantas. 

Se o espaço for limitado, considere zonear as áreas de seu jardim, embora essa seja uma boa ideia para cada formato e tamanho de jardim. O jardim é definitivamente uma extensão da cozinha e da sala de estar.

Pense em como você pode transformar seu espaço ao ar livre em um local relaxante com uma decoração de jardim aconchegante. Se você deseja criar uma aparência de sala de estar ao ar livre, então tenha isso em mente quando estiver procurando por acessórios.

6. Integre a decoração

A regra mais importante é alinhar a decoração dos acessórios junto com o plantio. Escolha sabiamente um ornamento ou elemento aquático que combine com a decoração de jardim escolhida. Se for muito pequeno, parecerá perdido e algo muito grande sobrecarregará o espaço.

Se você gosta da ideia de ouvir o barulho da água corrente em seu jardim, pode instalar uma pequena fonte ou chafariz com plantas ao redor. Se o seu espaço externo for grande também existe sempre a possibilidade de instalar uma piscina no quintal, para curtir os dias de folga ensolarados. Existem muitas tendências de decoração que você pode aplicar para tornar tudo mais bonito.  

7. Paredes vivas

As paredes vivas estão se tornando mais populares em projetos de decoração de jardim, proporcionando uma ótima maneira de abraçar o plantio vertical e criar o máximo de drama em seu espaço ao ar livre. Você pode posicionar uma parede viva em qualquer lugar, mas lembre-se de escolher as plantas certas para aquela parte do jardim.

Você também pode investir em sistemas de parede viva de alto impacto, que variam em custo dependendo da complexidade que você deseja, para preencher grandes extensões de parede.

8. Composição das luzes

Não subestime a importância de criar uma atmosfera no seu jardim. Exatamente da mesma forma que você cria uma camada de iluminação interna, faça o mesmo na decoração de jardim e escolha uma variedade de fontes, desde luminárias de pé e luminárias de mesa até lanternas, velas e lâmpadas para aproveitar o espaço mesmo a noite.

Sejam luminárias ou holofotes, as luzes que você escolher irão trazer personalidade, ambiente e atmosfera ao seu espaço. 

Se achar interessante leia também nosso guia da reforma residencial com dicas úteis para programar sua reforma, livre de desordem e estresse. 

9. Soluções para pequenos espaços

O plantio vertical é a chave. Use cercas e paredes plantados para cima para maximizar o espaço e compre vasos suspensos (eles também são ótimos para jardins frontais). Em termos de pavimentação, mude para cascalho; é muito mais acessível. O mais importante é lembrar que só porque você tem um pequeno jardim, isso não significa que você não pode apreciá-lo e aproveitá-lo ao máximo. Existem alguns conjuntos de mesa e cadeira dobráveis ou empilháveis que economizam espaço e são perfeitos para espaços compactos – invista em um conjunto de bistrô de jardim para estilo e funcionalidade e cadeiras de praia para sentar.

10. Espaço familiar

Fique esperto com a decoração de jardim escolhida para utilizar o espaço de maneira funcional e que seja aproveitada por todos da casa. Se você tiver crianças em casa pode instalar um playground. Pode instalar balanços e escorregadores para que todos se divirtam. 

Os espelhos são usados para fazer o espaço parecer maior e cria uma atmosfera mais íntima.

As crianças adoram ir ao jardim para brincar, mas definir o zoneamento de uma área é fundamental, pois os pequenos jardins familiares podem ser dominados por equipamentos de recreação, deixando pouco espaço para outras coisas.

Para espaços mais restritos, você pode pensar em mesas de pingue pongue ou pebolim para instalar em canto que irão trazer distração e divertimento por horas sem ocupar muito espaço. 

Uma ideia também pode ser criar uma hortinha para cultivo de temperos naturais para usar na cozinha, essa é uma ótima sugestão para uma atividade consciente em família. 

O que achou das nossas ideias de decoração de jardim? É claro que existem muitas outras opções e tudo vai depender do que você gosta e busca para sua casa. Esperamos ter ajudado!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *